
Os vereadores de Sumaré aproveitaram a sessão semanal de terça-feira (14), véspera do Dia do Professor, para homenagear os profissionais da área. A homenagem aconteceu durante a discussão e aprovação de uma moção do vereador Professor Edinho (Republicanos) direcionada às escolas da Diretoria Regional de Ensino de Sumaré que se destacaram pelo “desempenho exemplar” na mais recente prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), de 2024.
“Escolas Ouro“
No total, oito unidades da rede estadual obtiveram certificados como “Escolas Ouro” na avaliação do ano passado, enquanto outras cinco conquistaram certificados como “Escolas Diamante”.
“O feito alcançado por essas instituições traduz o esforço conjunto de gestores, professores, funcionários, alunos e famílias que, com dedicação e compromisso, demonstraram a força transformadora da educação pública de qualidade”, afirmou o vereador Professor Edinho.
Os discursos
Com diversos diretores de escolas estaduais presentes, vários vereadores aproveitaram para elogiar os profissionais da educação. “O reconhecimento como ‘Escola Ouro’ e ‘Escola Diamante’ simboliza não apenas a excelência pedagógica, mas também a capacidade de superação e de inspiração para toda a comunidade escolar de nossa região”, traz o texto aprovado pelos vereadores de Sumaré.
Autor da moção, Professor Edinho falou sobre a sua admiração pelos profissionais da área, da qual ele também faz parte. “Esta congratulação vem de muito trabalho. Aproveitando este momento, como amanhã é o Dia do Professor, em nome de vocês quero externar aqui a minha gratidão, o meu respeito, a minha admiração por todos vocês professores das escolas estaduais e municipais do nosso município”, discursou o autor a moção.
Presidente da Câmara, Hélio Silva (Cidadania) também elogiou os profissionais pelos resultados alcançados no Saresp. “Gostaria de parabenizar o Professor Edinho pela moção, que é muito importante. Educação é tudo na vida das pessoas. E quero parabenizar cada professor, professora, diretor, diretora, orientador e orientadora. Quero parabenizar todas as escolas que participaram e foram felizes em ter esse reconhecimento”, acrescentou Hélio Silva.
“Vocês (educadores) são a porta do futuro para nossas crianças, então parabéns pelo trabalho. Sem vocês, nossa educação pública não chegaria tão longe”, afirmou o vereador Ney do Gás (PV), entre outros vereadores que fizeram uso da palavra.

Diretores agradecem pela moção
Os diretores presentes à sessão da Câmara também foram convidados a falar na tribuna. “Em nome de todos os gestores e educadores de toda a rede estadual de educação, e represento também a rede municipal de Sumaré, agradeço a oportunidade e o reconhecimento. Vocês (vereadores) foram muito felizes nessas considerações feitas aqui (na moção). É uma honra poder hoje compartilhar desse fazer profissionalismo na educação do Estado de São Paulo e na regional de Sumaré e receber esse reconhecimento para a escola pública”, discursou uma das diretoras cuja escola foi homenageada.





