domingo, 2 novembro 2025
MUDANÇA

Nei Prazeres toma posse nesta segunda-feira (3) como vereador de Hortolândia após cassação de Léo do LM

Decisão do TRE-SP anulou votos do ex-parlamentar e declarou sua inelegibilidade até 2032; nova composição da Câmara foi oficializada na quinta (30)
Por
Vagner Salustiano

Nei Prazeres (PP) assume o cargo de vereador nesta segunda-feira (3) na Câmara Municipal de Hortolândia, em substituição a Léo do LM (PSB), que teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). A decisão também anulou os 1.663 votos recebidos por Léo nas eleições de 2024 e o tornou inelegível por oito anos, até 2032.

A posse de Nei foi confirmada pelo presidente da Câmara, Daniel Laranjeira (PSD), durante a sessão ordinária da última quinta-feira (30), quando o legislativo declarou oficialmente a vacância do cargo. O novo parlamentar havia recebido 1.869 votos e ficou na suplência do próprio partido.

Prazeres (à esquerda, com o prefeito Zezé Gomes) assume a vaga que era de Léo do LM (direita). Fotos: Divulgação

Leitura da decisão
Durante a leitura do documento enviado pela Justiça Eleitoral, o presidente Laranjeira lamentou a necessidade da medida. “Vou fazer a leitura de um documento que, pessoalmente, eu não gostaria, mas que se faz necessária”, afirmou.

Em nota, a Câmara informou que “reitera seu compromisso com a legalidade, a transparência e o cumprimento das decisões judiciais, reafirmando que todas as suas ações são pautadas pelo respeito às instituições e à vontade popular expressa nas urnas”.

A mudança não deve afetar diretamente a base de apoio da gestão do prefeito Zezé Gomes e do vice-prefeito Cafú Cesar, já que tanto o ex-vereador Léo do LM quanto Nei Prazeres são de partidos alinhados à administração municipal.

Novo vereador é servidor concursado na Prefeitura de Hortolândia. Foto: Divulgação

Cassação e recurso ao TSE
Léo do LM foi cassado em agosto, em decisão do TRE-SP que atendeu a uma ação de abuso de poder político apresentada pelo Ministério Público Eleitoral, a partir de denúncia feita pela ex-candidata a vereadora Fabíola Santos de Almeida (Solidariedade).

Nesta sexta-feira (31), um dia após deixar o cargo, Léo afirmou que sua cassação foi “resultado de uma armação”, alegando que não ocupava cargos públicos em 2024 e, portanto, não poderia ter cometido abuso de poder político. Ele informou ainda que seus advogados recorreram da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na tentativa de reverter o julgamento e retomar o mandato.

Nei fala em expectativa e compromisso com a cidade
O novo vereador, que é servidor concursado da Prefeitura de Hortolândia, afirmou estar confiante para iniciar o mandato. “A expectativa é muito grande, recebo com alegria a posse como vereador, assumindo um compromisso com a cidade de Hortolândia. Sou morador da cidade há 40 anos, servidor público há 22 e, desde minha primeira eleição, venho ouvindo a comunidade e debatendo formas de desenvolver políticas públicas que atendam às necessidades das pessoas”, disse.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também