sexta-feira, 26 abril 2024

Noite tenebrosa com quase 600 raios na região

A chuva que atingiu a região entre a noite de quarta e a madrugada de ontem trouxe um número assustador de descargas atmosféricas. Somente em três cidades da região – Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa – foram registrados quase 600 raios no período, de acordo com informações do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

A cidade com maior número de raios foi Americana, onde o serviço de meteorologia registrou mais de 280 ocorrências de descargas entre a noite de quarta-feira e a madrugada de ontem.

No mesmo período, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa registraram, respectivamente, 174 e 130 raios para o solo. Os números são considerados pelo ELAT elevados para os municípios. Não houve registro de danos.

Conforme o serviço,é considerada alta uma incidência acima de 100/150 raios para o solo em período de 24h (ou em poucas horas).

Em Americana, o período de maior incidência foi das 20h à meia-noite. Em Santa Bárbara, o intervalo com mais raios foi entre 19h e duas da madrugada. Já em Nova Odessa, a maior incidência foi das 20h às 2h.

A auxiliar de serviços gerais Ana Paula Macedo, que mora no Centro de Americana, conta que ficou assustada com as faíscas no céu. “Não consegui pegar no sono porque estava apreensiva com os raios. A cada clarão, eu via as janelas de casa tremendo. Fiquei apavorada”, comentou.

Desde o primeiro dia do mês até anteontem, foram totalizados 570 raios para o solo em Americana. O número é maior em Santa Bárbara, com 790 raios. Para Nova Odessa, no acumulado do ano, o apontamento é de 290 raios.

Como medida de segurança, segundo o ELAT, é importante evitar lugares que possam oferecer pouca ou nenhuma proteção contra raios.

O grupo lista os seguintes locais de risco: pequenas construções não protegidas, como tendas ou barracos; veículos sem capota, como bicicletas; estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica.

Em outras cidades da região, o número de descargas foi menor, mas ainda assim elevado. Foi o caso de Sumaré, onde foram registrados 85 raios, principalmente entre 20h e meia-noite. No acumulado do ano, 355 raios foram registrados no município.

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também