Às voltas com uma crise no fornecimento público de água que parece não ter fim, por conta de obras no envelhecido sistema, moradores de mais de 30 bairros de Sumaré – população estimada em 54 mil pessoas – voltaram a enfrentar oscilações e interrupção no abastecimento ontem.
A BRK Ambiental, concessionária dos serviços de água e esgoto de Sumaré, informou que 33 bairros da região do Carlota e do Jardim Picerno foram afetados, desta vez devido à falta de energia elétrica por parte da CPFL na rede que abastece o Centro de Reservação Carlota.
Assim que identificou a falta de energia, disse a concessionária, foi feito contato com a concessionária de energia que informou que identificou a necessidade de uma intervenção emergencial na rede elétrica.
O fornecimento de energia foi normalizado durante a tarde e a BRK Ambiental informou ter iniciado a retomada da operação da unidade e o abastecimento gradativo da região.
A previsão informada ontem era de que o abastecimento seria totalmente regularizado na madrugada desta quarta-feira (7).
Na semana passada, obras de melhoria na captação de água no Rio Atibaia provocaram quatro dias de corte no fornecimento em mais de 70% dos bairros da cidade, provocando muito transtorno.
A prefeitura chegou a acionar a Justiça, que determinou no final da tarde de sexta-feira o imediato reestabelecimento do fornecimento de água pela BRK (com caminhões-pipa, se necessário), sob pena de multa diária de R$ 50 mil. O abastecimento, no entanto, já estava previsto para ser retomado no mesmo dia da decisão judicial e a água voltou às torneiras no final de semana.
MANUTENÇÃO
A BRK Ambiental Sumaré havia informado a população na última quinta-feira, dia 01, sobre uma manutenção programada da CPFL que ocorreria nesta terça, dia 06, e que afetaria os bairros da região do Carlota. Porém, ontem a BRK recebeu a confirmação da concessionária de energia que a manutenção havia sido cancelada. Diante disso, não haveria interrupção no abastecimento e a BRK estava aguardando a CPFL informar a nova data de realização da manutenção para reforçar a comunicação com os clientes.
ONDE HOUVE OSCILAÇÃO
Altos de Sumaré
Chácara Bela Vista
Chácara Monte Alegre
Chácara Santa Antonieta
Euclides Miranda
Jardim Basilicata
Jardim Bela Vista
Jardim das Orquídeas
Jardim Lucelia
Jardim Luiz Cia
Jardim Monte Santo
Jardim Novo Paraná
Jardim Paulistano
Jardim Picerno I
Jardim Picerno II
Jardim Santa Eliza
Parque Jatobá
Parque Residencial Campo Belo
Parque Residencial Manoel Vasconcello
Parque Residencial Virgínio Basso
Parque Rosa e Silva
Parque Silva Azevedo
Parque Villa Flores
Parque Virgilio Viel
Residencial Jardim Sumaré I
Residencial Jardim Sumaré II
Residencial Portal Bordon
Residencial Portal Bordon II
Residencial Real Parque
Residencial Viver Sumaré
Veccon Zeta
Vila Carlota
Vila Rebolças