A Prefeitura de Nova Odessa abriu nessa quarta-feira (18) pré-inscrições para ambulantes interessados em atuar nas imediações do Cemitério Municipal durante o feriado de Finados, no dia 2 de novembro.
Para se inscrever, os ambulantes que comercializam flores, artesanato, vasos, velas, ou alimentação devem ir até a direção, localizado no Cemitério Municipal – na Rua Anchieta, nº 40, no Centro. O espaço fica aberto das 7h às 17h.
Segundo a Prefeitura, no passado, cerca de 30 ambulantes do município foram autorizados a atuar no lado externo do Cemitério, entre as ruas Anchieta e 1º de janeiro.
Como data de maior circulação de visitantes no local, a expectativa da direção do Cemitério Municipal é a de circulação de cerca de 12 mil pessoas ao longo dos quatro dias que emendam a data.
Os prestadores de serviços que atuam no interior do Cemitério (como as marmorarias) só poderão trabalhar até as 17h do dia 31/10. Igrejas e comunidades religiosas que queiram utilizar o Centro Ecumênico ao longo do Finados também podem procurar a direção do local para fazer seu agendamento.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3476-6483. No total, o histórico espaço conta com cerca de 7 mil sepulturas, com em média duas pessoas enterradas por sepultura.
MANUTENÇÃO
Ao longo das próximas semanas, a equipe de manutenção do próprio Cemitério, formada por 8 servidores, promove uma força-tarefa de preparação do espaço para as visitas, com apoio eventual das equipes da Diretoria de Serviços Urbanos, do Setor de Trânsito e da Secretaria de Meio Ambiente – inclusive com a poda preventiva das árvores que existem no local, muitas delas antigas.
Revitalização recente incluiu a pintura do Centro Ecumênico, a instalação de uma nova placa de saudação e a manutenção geral das ruas internas.
Foram feitas novas “ilhas” de alvenaria em volta das árvores das ruas Anchieta, 1º de Janeiro e Riachuelo, bem como a pintura completa do muro que contorna o Cemitério.
Lembrando que é vedada a colocação de vasos com água parada no interior do local, para evitar a proliferação do mosquito transmissor do vírus da dengue, zika e chikungunya. A prefeitura ressalta que quem comprar flores não devem levar o pratinho ao Cemitério. Outro criadouro muito comum são os plásticos que embrulham as flores, que não devem ser deixados sobre as sepulturas.