sexta-feira, 22 novembro 2024
EPIDEMIA

Nova Odessa decreta situação de emergência por dengue

Medida foi publicada pelo prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), nesta sexta-feira (15)
Por
Henrique Fernandes
Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Odessa

A Prefeitura de Nova Odessa informou que a cidade está em situação de emergência e estado de alerta epidemiológico por conta da dengue. São 561 casos confirmados pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti em 2024 e existem dois casos de morte ainda em investigação.

Conforme o TODODIA noticiou, Nova Odessa é a segunda cidade da região com mais moradores infectados desde o início do ano, atrás apenas de Paulínia. O decreto municipal foi publicado pelo prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), nesta sexta-feira (15).

A prefeitura disso que a medida visa a necessidade de incrementar ações complementares ao que já vem sendo feito para “preservar a saúde da população, por meio da contenção à propagação de arboviroses, em especial da dengue, chikungunya e zica”.

Segundo as secretarias de Governo, Saúde, Finanças e Assuntos Jurídicos do município, Nova Odessa fica apta a captar recursos federais e estaduais disponibilizados emergencialmente para o tratamento e cuidados médicos com pacientes sintomáticos.

“Além disso, a situação de emergência autoriza a Prefeitura a adotar todas as medidas administrativas necessárias à contenção de arboviroses, em especial a aquisição de insumos e materiais, a doação e a cessão de equipamentos e bens e a contratação de serviços”, declarou a Administração.

Ainda de acordo com a prefeitura, o decreto é baseado no Plano de Ação Para Situação de Emergência em Saúde Pública Devido à Epidemia de Dengue, elaborado nesta semana pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, em especial as gerências da Atenção Básica e dos Pronto-Atendimentos Municipal, bem como da Diretoria de Vigilância em Saúde – à qual estão vinculados a Vigilância Epidemiológica e o Setor de Zoonoses.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também