A Prefeitura de Nova Odessa divulgou nesta quinta-feira (18) que fez as doses de vacina contra a Covid-19 “render” 3,3% no município. Nominalmente, cada frasco da vacina do Instituto Butantan é suficiente para dez doses, mas conforme nota do órgão divulgada em janeiro, se feito bom aproveitamento, cada ampola pode render até 12 doses.
Esse rendimento foi o objetivo em Nova Odessa. Segundo informações da Vigilância Epidemiológica da cidade, a cidade recebeu frascos que renderiam 1.319 doses, mas seguindo as recomendações do Butantan, foi possível aplicar a primeira dose em 1.363 pessoas.
De acordo com a enfermeira e coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner, isso foi possível graças a uma combinação de fatores. O fabricante da vacina deposita certa quantidade a mais nos frascos, prevendo perdas, mas o aproveitamento dessa quantidade a mais só é possível com o manuseio e extração correta por parte de quem faz a aplicação.
“Fizemos ‘render’ 44 doses a mais do que o previsto até agora em Nova Odessa. Sem dúvida é um grande resultado, com um aproveitamento acima da quantidade nominal de doses contidas nos frascos. Isso demonstra a qualidade técnica dos profissionais envolvidos na campanha vacinação. Existem relatos pelo Brasil de que em algumas cidades o aproveitamento vem sendo de apenas nove doses por frasco, enquanto nós conseguimos dez doses em todos eles. Em alguns momentos, conseguimos extrair 11 doses dos frascos, seja do Butantan ou da FioCruz”, explicou Paula.