domingo, 30 junho 2024
MAIS SEGURA

Nova Odessa é apontada como a 3ª cidade mais segura

O resultado é por conta dos investimentos na Segurança Pública que vem recebendo
Por
Vitória Silva
Foto: Divulgação

A cidade de Nova Odessa vem recebendo muitos investimentos na área de Segurança Pública. Começando pela Secretaria Municipal de Segurança, criado pelo prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho).

Também foi restabelecido um vínculo da Prefeitura e da GCM (Guarda Civil Municipal) com as Polícias Civil e Militar, além de ter sido viabilizada a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros da PM e a construção de uma nova Delegacia do Município, que está em obras.

Em 2023, o município foi colocado em 3º lugar, sendo a cidade mais segura do interior, dentre aquelas com mais de 50 mil habitantes. A informação está no ranking do IECV (Índice de Exposição aos Crimes Violentos) do Instituto Sou da Paz.

Foto: Divulgação

RELEMBRE

A Prefeitura de Nova Odessa tem investido muito na Segurança Pública nos últimos três anos, com a compra de novos armamentos para a GCM, novos coletes e uniformes, a ampliação do sistema de câmeras para 100% dos prédios públicos (incluindo creches e escolas municipais) e, principalmente, a contratação de 10 novos guardas (elevando a equipe para um total de 54 homens e mulheres).

Além da criação da Secretaria, em abril de 2023 a Prefeitura contratou dez novos agentes para a GCM, inclusive uma guarda feminina. A contratação representou um “reforço” de 23% no efetivo, o maior da história da corporação. Eles receberam curso de formação com carga horária de 600 horas e começaram a atuar nas ruas da cidade em outubro de 2023.

Foram adquiridos novos armamentos leves e pesados e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para a GCM. O “pacote” incluiu a compra de 44 novas pistolas calibre 9mm, dois fuzis carabina calibre .40, uma espingarda tática “pump” calibre 12 e 30 mil munições. Trata-se da maior aquisição bélica da história da corporação, que completou 36 anos de existência.

A corporação municipal ganhou também cinco novas viaturas, incluindo picapes para as novas “Patrulha Rural” e “Patrulha Maria da Penha”, 30 coletes balísticos com nível de proteção III-A, 175 peças de uniformes no padrão da Força Nacional de Segurança e duas armas menos letais de choque, ou “sparks”. A Prefeitura promoveu o aumento do adicional de periculosidade dos guardas de 30% para 52% e iniciou a construção da sonhada sede própria para a GCM.

Duas outras conquistas recentes na área de Segurança Pública são a construção da nova Delegacia do Município na Avenida Carlos Botelho, um investimento de R$2,58 milhões viabilizado junto ao Governo do Estado.

Ainda teve a instalação de um novo sistema de videomonitoramento nas 26 creches e escolas municipais, incluindo a adoção do aplicativo “Botão do Pânico” para acionamento imediato da GCM pelos diretores e professores.

Por fim, houve a viabilização e inauguração da unidade do Corpo de Bombeiros da PM-SP, outra parceria com o Governo do Estado. Instalada em um prédio locado pela Prefeitura na Avenida São Gonçalo, ela conta com 15 policiais militares bombeiros altamente treinados, caminhão autobomba e unidade de resgate totalmente equipada. Nos primeiros 9 meses, a unidade já realizou 1.000 atendimentos.

“Esta gestão segue valorizando os profissionais de Segurança Pública e, assim, aumentando a sensação de segurança na cidade”, resumiu o coronel Carlos Fanti, primeiro secretário de Segurança da história de Nova Odessa.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também