sexta-feira, 19 abril 2024

Nova Odessa e Sumaré suspendem primeira dose para adolescentes

Depois de Americana, mais duas cidades paralisam campanha a menores

Nova Odessa | Saúde diz não ter mais Pfizer suficiente (Foto: Divulgação)

Depois de Americana, as cidades de Nova Odessa e Sumaré também suspenderam a aplicação de primeira dose da vacina contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos. O motivo é o mesmo: o aguardo da chegada de novos lotes para essa faixa de público, que só pode ser imunizado com a vacina da Pfizer.

A Prefeitura de Americana, que suspendeu a primeira dose dos adolescentes no último dia 23, informou nesta quinta-feira que a vacinação para os menores de idade segue sem previsão de retomada.

“O município já enviou ofício à Secretaria Estadual da Saúde, solicitando doses da vacina, porém, ainda não recebeu resposta”, declarou a administração, em nota.

A Secretaria de Saúde de Sumaré informou que foram vacinados 22.296 adolescentes na cidade, de um público de 30.170, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). “O Estado se comprometeu com os municípios para o envio de lotes extras da vacina Pfizer, autorizada para este público. Sumaré segue no aguardo de uma nova remessa para continuar com a campanha aos adolescentes”, informou a prefeitura.

Nova Odessa divulgou ainda na quarta-feira (6) a previsão de encerrar a vacinação deste público hoje, já prevendo que não receberia mais lotes para aplicação nos jovens e também levando em consideração o prazo do lote de vacinas destinado a esse público.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que os três municípios “receberam 100% das doses para a campanha de imunização dos adolescentes de 12 a 17 anos”.

“Cada um dos municípios recebeu respectivamente mais 29,3 mil, 3,3 mil, 18,3 mil doses de vacinas contra a Covid-19 para esse público. Dados reportados pelos próprios municípios na plataforma VaciVida mostram um saldo de 13,1 mil, 8,2 mil e 19,3 mil doses, respectivamente, ainda a serem aplicadas, uma vez que foram recebidas 357,7 mil, 87,7 mil, e 398,3 mil e aplicadas 344,6 mil, 79,5 mil e 379 mil”, informou a pasta.

Ainda conforme o órgão, “o Estado envia doses suficientes em quantidade idêntica para aplicação de primeira e segunda dose nos públicos-alvo e em tempo oportuno para a vacinação, de acordo com o cronograma estabelecido no Programa Estadual de Imunização (PEI), e conforme recebe novas remessas do Ministério da Saúde”.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também