sexta-feira, 22 novembro 2024
CRESAM

Nova Odessa inaugura primeiro Centro de Referência da Saúde da Mulher

Local funcionará no Jardim São Jorge a partir da próxima segunda-feira (8)
Por
Isabela Braz
Foto: Miguel Silva/TV TODODIA

Pela primeira vez na cidade, Nova Odessa passa a ter um CRESAM (Centro de Referência da Saúde da Mulher). O local foi inaugurado pela Prefeitura nesta sexta-feira (5), em um evento com autoridades e a população.

O espaço tem funcionamento iniciado já na próxima segunda-feira (8). Estando localizado na Rua Florianópolis, 305, no Jardim São Jorge.

O CRESAM oferecerá atendimentos especializados com médico mastologista que até agora aconteciam no Ambulatório de Especialidades. Além das biópsias e de todos os encaminhamentos para Mastologia vindos dos médicos das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), os exames de colposcopia também vão acontecer no novo espaço, assim como as avaliações pré-cirúrgicas na área de GO (Ginecologia-Obstetrícia).

Além de atendimentos médicos, alguns grupos serão formados ainda pensando em saúde não apenas física, mas mental das mulheres da cidade, falando sobre menopausa, câncer de mama e muito mais.

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), definiu essa entrega como “histórica” para a cidade, por ressignificar um lugar que estava abandonado na cidade, dando uma nova cara ao local, resolvendo problemas de segurança que a população enfrentava com o abandono predial e também melhorando a saúde.

“É importante cuidarmos da saúde da mulher. Aqui teremos médicos ginecologistas, mastologistas que vão atender, cuidar e acompanhar o tratamento dessas mulheres”, disse leitinho, reforçando que o espaço cuidará de mulheres desde sua formação, na adolescência.

O vice-prefeito, Alessandro Miranda (PSD), que esse centro deve ser referência. “Aqui vai ser um lugar para aumentar o serviço de atendimento à mulher, fico muito feliz com a entrega”, diz.

Segundo a secretária de Saúde, Adriana Welsh, o local será um espaço de acolhimento para todas, sem desfocar de atendimentos ginecológicos que continuam nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) de outras regiões do município. “Aqui vai ser um lugar para agregar o nosso trabalho e melhorar o atendimento das nossas munícipes”, diz.

No evento, representando o Legislativo, estiveram presentes na entrega os vereadores Márcia Rebeschini (PV), Professor Antônio (PSB) e Oseias Jorge (PSD)

A OBRA

O prédio, que teve as obras iniciadas em 2019, ainda na antiga administração, e que deveriam ser entregues em agosto de 2020, sofreu uma série de problemáticas até a sua inauguração, tendo as obras interrompidas devido a uma perca de um convênio do Estado de São Paulo, no valor de R$ 700 que precisou ser trabalhada novamente pela atual gestão.

Segundo a secretária de Obras, Miriam Lara, as obras retornaram em 2023, com um investimento de R$ 637,3 mil em recursos próprios da Prefeitura e foram concluídas em março deste ano, mas há mais de dois anos a secretária vinha trabalhando para retomar o projeto e conseguir fazer a entrega.

“Foi uma turbulência de convênio deixado para nós, que herdamos. Fomos desenrolando fio a fio, conversando com a empresa que ganhou a licitação, para que finalmente conseguíssemos desenrolar isso”, diz a secretária, que comentou estar feliz com o resultado. “É uma sementinha que vai crescer bastante. Foi uma luta, mas valeu a pena”, concluí.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também