sexta-feira, 22 novembro 2024
MAMAMÓVEL

Nova Odessa já realizou 760 atendimentos de mamografia

Atendimentos foram realizados durante os mutirões do “Mamamóvel” com mulheres que já possuíam encaminhamentos médicos prévios.
Por
Ana Flávia Defavari
Foto: Divulgação

Entre os dois mutirões de exames de mamografias realizados pela Prefeitura de Nova Odessa nos meses de março e maio com o auxílio do consultório móvel “Mamamóvel” foram atendidas 760 mulheres que já tinham encaminhamentos médicos prévios para exames de mamografia. Realizando até 70 mamografias por dia, os “Mamamóveis” são laboratórios móveis completos contratados pela Prefeitura através de recursos provenientes de emenda orçamentária.

No primeiro mutirão realizado em março, dois “Mamamóveis” estiveram estacionados próximos a UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da Rede Municipal. O segundo mutirão realizado neste mês de maio, um “Mamamóvel” esteve atendendo no novo CRESAM (Centro de Referência para a Saúde da Mulher).

“Os consultórios desempenham um papel importante na facilitação do acesso às mamografias para um diagnóstico ágil do câncer de mama. Este serviço itinerante é equipado com um mamógrafo certificado para a realização desse exame”, destacou a vereadora Márcia Rebeschini.

Somente em março foram realizados 480 exames de prevenção contra o câncer de mama em 4 dias de atendimento dos “Mamamóveis”. Em maio foram realizados 280 exames.

As mulheres que se submetem aos exames de imagem são aquelas que já se consultaram com médicos nas UBSs, receberam encaminhamento para a mamografia e o entregaram na Central de Regulação do Ambulatório de Especialidades da Avenida João Pessoa. Elas foram então notificadas por telefone sobre data, horário e local dos exames pela equipe da Central de Regulação.

“Os mutirões atenderam mulheres que já estavam na fila para este exame crucial. Marcamos o Mês da Saúde da Mulher (março) e o Mês das Mães (maio) e, graças à emenda da vereadora Márcia, conseguimos reduzir significativamente o tempo de espera para mamografias na Rede Municipal“, afirmou a secretária de Saúde, Adriana Welsch.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também