A Secretaria de Saúde de Nova Odessa vai retomar a partir de amanhã (15), de forma gradual, o agendamento de exames e consultas com clínicos gerais e especialistas.
Os procedimentos foram suspensos no dia 20 de março, por meio do decreto número 4.175/2020, para diminuir o fluxo de pessoas nas unidades de saúde e controlar a disseminação do novo coronavírus. Desde então, a rede municipal tem atendido somente casos urgentes, mediante triagem feita por uma central telefônica montada no Ambulatório de Especialidades Médicas.
De acordo com o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, o retorno dos procedimentos nas seis UBSs (Unidades Básicas de Saúde), no ambulatório, Caps (Centro de Atendimento Psicossocial) e no Setor de Fisioterapia Luzia Afonso de Meira ocorrerá gradualmente, com todos os cuidados necessários para evitar a transmissão da Covid-19.
“A retomada do agendamento vai seguir protocolos rígidos, com espaçamento entre uma consulta e outra, limitação de atendimentos por dia e álcool gel em todas as unidades”, explicou Cocato.
Nas UBSs, o atendimento com clínico geral ocorrerá das 7h30 às 11h30 e das 13h às 15h30, com um paciente a cada 30 minutos.
Nesses dois períodos, serão consultadas até 16 pessoas por dia. Já ginecologistas e pediatras vão atender dez pacientes por dia em cada unidade, com intervalo mínimo de 20 minutos entre uma consulta e outra. A secretaria informa que o atendimento a gestantes continuará sendo feito por demanda espontânea.
O Ambulatório de Especialidades continuará fazendo o agendamento de consultas urgentes – de segunda a sexta, das 7h às 16h, por meio do telefone 3199-7700 – e passará a atender diariamente 15 pacientes por especialidade (cardiologia, urologia, neurologia, ortopedia, dermatologia, endocrinologia, reumatologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, psiquiatria, infectologia e pneumologia).
A Secretaria de Saúde explicou que o atendimento será feito por hora marcada e não por ordem de chegada.
No Setor de Fisioterapia, reinaugurado em dezembro do ano passado, após passar por reforma, cada fisioterapeuta vai limitar os atendimentos a um paciente por hora.
O Caps retomará as consultas individuais agendadas com psicólogos e psiquiatras, mas vai manter suspensas as atividades coletivas. Em caso de dúvidas, o telefone do Centro de Atendimento Psicossocial de Nova Odessa é 3476-6051.
“Com a retomada gradual, vamos conseguir manter nossas unidades de saúde devidamente limpas, higienizadas e livre de aglomerações. No entanto, reforçamos a necessidade do empenho de todos os funcionários da saúde para o atendimento humanizado de todos os pacientes. É preciso, neste momento, um cuidado ainda maior e muita compreensão”, destacou o secretário.