domingo, 24 novembro 2024

Nova Odessa tem nota máxima em ‘saúde financeira’

A Prefeitura de Nova Odessa conquistou nota A no Capag (índice de avaliação da capacidade de pagamento), calculado pela Secretaria do Tesouro Nacional. O indicador, que mede a “saúde financeira” de Estados e municípios a cada quatro meses, é usado na análise de pedidos de empréstimos com garantia da União. 

Apenas quatro das 20 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), alcançaram conceito máximo. Além de Nova Odessa, Indaiatuba, Jaguariúna e Monte Mor também obtiveram o índice. 

De acordo com o Capag, Nova Odessa possui grau de excelência no controle das finanças públicas, considerando endividamento, poupança corrente e liquidez. 

O município ganhou nota A nos três quesitos. O indicador também destaca adimplência financeira, despesa com funcionários abaixo do limite prudencial estabelecido pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), encaminhamento das contas anuais e aplicação de recursos em saúde e educação. 

Para a secretária de Finanças e Planejamento do município, Mara Beatriz Kilmeyers, a posição de destaque do município no índice de avaliação da capacidade de pagamento do Tesouro Nacional é resultado da seriedade da gestão do prefeito Bill Souza (PSDB). 

“Todos os anos, olhamos para a previsão orçamentária com muita cautela e responsabilidade. Acompanhamos as entradas de recursos mês a mês e realizamos os investimentos de forma criteriosa, sempre observando as necessidades essenciais do município. Em saúde e educação, por exemplo, investimos acima do mínimo exigido pela legislação, pois são áreas prioritárias, assim como segurança e limpeza pública”, explicou Mara. 

“Desta forma, temos conseguido equilíbrio financeiro e orçamentário nos últimos anos, com superavit e contas aprovadas”, completou a secretária de Finanças. 

SAIBA MAIS 

Com notas que vão de A a D, a análise da Capag avalia a situação fiscal de Estados e municípios brasileiros, com objetivo de apresentar dados sobre a saúde financeira dos órgãos públicos de forma simples e transparente e o cumprimento da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Apenas municípios com as notas A e B podem contrair empréstimos com garantia da União. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também