domingo, 6 abril 2025

1ª Caminhada da Conscientização do Autismo de Nova Odessa reúne cerca de 200 pessoas

A ação teve apoio de diversos setores, como o Setor de Trânsito, a Central de Ambulâncias 192 e a GCM 

Foto: Divulgação / Prefeitura de Nova Odessa

Com camisetas azuis, cerca de 200 pessoas participaram no último sábado (1º/04) de manhã da 1ª Edição da “Caminhada de Conscientização do Autismo” de Nova Odessa, promovida pelo Grumaa (Grupo de Mães Acolhedoras do Autismo), com o apoio da Prefeitura, para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02/04). Entre o público presente, chamou a atenção o grande número de crianças com TEAs (Transtornos do Espectro Autista), trazidas por seus pais – e que se divertiram com as atividades.

A equipe da Prefeitura aproveitou para receber, no interior do Paço Municipal (local da concentração inicial), novos pedidos de emissão da CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), das carteirinhas de isenção na tarifa do Transporte Coletivo Urbano (Municipal) e de uso de vagas especiais de estacionamento.

A caminhada ao longo da Avenida João Pessoa aconteceu sem ocorrências, com muito apoio do público e dos motoristas que trafegavam pelo Centro da cidade, e terminou com uma atividade lúdica na Concha Acústica da Praça Central José Gazzetta. A ação teve apoio de diversos setores, como o Setor de Trânsito, a Central de Ambulâncias 192 e a GCM (Guarda Civil Municipal).

Para Carine Sena, fundadora do Grumaa, a “Carteirinha do Autista” é fundamental para as crianças e suas famílias. “Essa identificação é de grande utilidade para quando a gente sai com a criança. Ela está identificada para qualquer situação, ela pode ter uma crise e as pessoas podem ajudá-la. Ela estando devidamente identificada é melhor para nós e para as demais pessoas. E também garante a prioridade no atendimento, porque a criança autista não costuma ter paciência em filas, ela não consegue ficar esperando”, explicou.

Também pai de um menino autista, Kedley Figueira concorda. “O Levi tem 5 anos, e estarmos nesse evento é muito gratificante para nós, pais. É muito importante para que a sociedade possa conhecer um pouco mais sobre as crianças autistas e suas necessidades. Queria agradecer ao Grupo e à Prefeitura por ajudar nisso, por defenderem essa causa e divulgarem as necessidades que as crianças do TEA têm”, disse.

No começo da caminhada, o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) deixou uma mensagem de apoio às famílias, e aproveitou para prestar contas do que a gestão municipal vem fazendo em prol não só das crianças autistas, mas de todas as crianças da cidade em geral.

“Tão importante quanto a conscientização é a inclusão dessas crianças. Estamos trabalhando muito na Rede Municipal de Educação, onde temos cerca de 100 alunos especiais, e já temos quase 60 auxiliares só para cuidar das nossas crianças especiais, para dar essa atenção que elas precisam. Também fornecemos kits de material escolar e, pela primeira vez na História da cidade, vamos dar em breve os kits de uniforme escolar para nossos alunos. E estamos construindo, aqui em frente à Prefeitura, um playground com brinquedos adaptados e inclusivos para crianças cadeirantes”, foram alguns dos exemplos dados por Leitinho.

A caminhada celebrou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e também combateu o preconceito com pessoas que possuem Transtornos do Espectro Autista, bem como conscientizou sobre as dificuldades que as famílias passam para garantir a plena inserção de seus filhos na sociedade e a importância da acessibilidade em todos os ambientes.

O GRUMAA
Fundado em 2022, através de conversas de mães em uma sala de espera de terapias realizadas com suas crianças, após uma série de situações, o GRUMAA passou a juntar forças para se desenvolver em um grupo de luta e apoio da causa. Por meio do apoio ao diagnóstico, com as terapias e o lado social, hoje o grupo conta com cerca de 95 mães com filhos autistas, que trocam experiências e dão suporte umas às outras, estando sempre abertas a acolher novas famílias em suas discussões.

As mães interessadas em participar do grupo pode entrar em contato e conseguir mais informações pelos telefones (19) 98119-5925 (Carine), (19) 99722-5680 (Jana), (19) 98897-8977 (Mirian) ou (19) 99521-0100 (Jéssica). 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também