Os trabalhos, que começaram no último dia 02/01, continuam diariamente, visando deixar as 26 unidades da Rede Municipal de Educação prontas para o retorno dos alunos, marcado para o próximo dia 06 de fevereiro
Apesar das chuvas constantes das últimas semanas, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Nova Odessa informou nesta segunda-feira (16/01) que mais de 50% do trabalho de roçagem, limpeza e zeladoria das creches e escolas municipais visando o início do ano letivo 2023 já está concluído. Os trabalhos, que começaram no último dia 02/01, continuam diariamente, visando deixar as 26 unidades da Rede Municipal de Educação prontas para o retorno dos alunos, marcado para o próximo dia 06 de fevereiro.
“As equipes estão trabalhando diariamente, e 15 unidades já estão com a devida manutenção. As escolas então recebendo o corte de grama. Não há escolas com grama alta. E o trabalho continua”, explicou o secretário de Educação, o professor José Jorge Teixeira (que é diretor de escola concursado da Rede Municipal).
“Na primeira semana (do cronograma de trabalhos), foram feitas as escolas Walderez, Walter Merenda, Osvaldo e Eleni. Na última semana, apesar das chuvas, foram feitas as escolas Simão, Pôneis e Haldrey. Também, estão com os gramados aparados as escolas Alzira e Cecília. Nesta semana, será feita a escola Maria Estela. Dia 06 de Fevereiro iniciam as aulas. Todas as Escolas estarão impecáveis”, garantiu o titular da pasta.
Segundo o secretário-adjunto Assis das Neves Grillo, em função das chuvas volumosas desde dezembro, é possível que as primeiras unidades que receberam as equipes de poda, roçagem e limpeza geral voltem até mesmo a passar pelos serviços antes do início das aulas, ou nas primeiras semanas.
“Com essa chuva diária e o calor constante, a grama está crescendo ainda mais rápido que no início de 2022, então estamos acompanhando isso de perto”, completou Assis. Segundo ele, também está sendo feito um levantamento e monitoramento da situação das árvores existentes nas áreas internas e externas das unidades de Ensino da Rede Municipal, para avaliar as necessidades de poda ou supressão com substituição por novas mudas adequadas para esta finalidade.
ESCOLA DA VIDA
No caso de ser necessária a “troca de uma árvore”, entrará em campo a equipe do Projeto “Escola da Vida”, iniciativa de arborização das escolas públicas executado pela Prefeitura de Nova Odessa e pelo vereador Professor Antonio desde o início de 2022, e que já promoveu o plantio de mais de 160 mudas de árvores em calçadas de escolas públicas de Nova Odessa.
O projeto visa recompor a arborização das partes interna e externa das escolas públicas municipais e estaduais num trabalho conjunto com as secretarias de Educação e de Meio Ambiente, com o apoio da Coden Ambiental.
Depois que cada muda é plantada (principalmente nas calçadas), as equipes colocam uma gaiola protetora de madeira, cujas unidades são produzidas pela equipe de Marcenaria da própria Prefeitura de Nova Odessa, que fica na Garagem Municipal (sede da Diretoria de Serviços Urbanos).
Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Nova Odessa possui 25 unidades, entre creches, pré-escolas e escolas de Ensino Fundamental I, e conta com 55 diretores e especialistas, 400 professores, 200 integrantes nas equipes de apoio, atendendo atende cerca de 5,6 mil alunos.