sexta-feira, 18 outubro 2024

Apresentado o Diagnóstico Situacional da Criança e do Adolescente de Nova Odessa

Foi avaliado o funcionamento e os procedimentos de todos os órgãos públicos e entidades assistenciais que atendem crianças e adolescentes na cidade 

Foto: Divulgação / Prefeitura Nova Odessa

O prefeito Cláudio José Schooder (o Leitinho) e a juíza da 2ª Vara, Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman, acompanharam na última terça-feira (04/04) a apresentação do Diagnóstico Situacional da Criança e do Adolescente de Nova Odessa ao Comitê Gestor Intersetorial da Política Municipal Integrada Pela Primeira Infância, promovido pela consultoria especializada Maná no auditório do Paço.

Participaram ainda representantes das secretarias de Educação, Saúde e Assuntos Jurídicos, da Diretoria de Promoção Social e do Conselho Tutelar, entre outros órgãos envolvidos no atendimento de crianças e adolescentes em situação vulnerável ou vítimas ou testemunhas de violências ou abusos, incluindo o secretário-adjunto de Administração e gestor do Comitê, Nelson Colato.

Apresentado pela psicóloga Talita Salati Lahr, o Diagnóstico Situacional foi produzido como parte do Programa Municipal de Fortalecimento de Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente lançado pela Prefeitura de Nova Odessa, através da Secretaria de Educação, em janeiro de 2022.

O Programa, assim como o Projeto Primeira Infância em Nova Odessa, visa colocar em prática na cidade as diretrizes estabelecidas na Política Municipal Integrada Pela Primeira Infância, lei municipal elaborada a seis mãos entre Executivo, Legislativo e Judiciário e sancionada em dezembro de 2021 pelo prefeito Leitinho.

O “pacote” do Programa Municipal de Fortalecimento de Rede de Proteção inclui ainda a apresentação pela Maná, em breve, de um Plano de Ação Plurianual dos Direitos da Criança a do Adolescente, seguido por um novo Fluxo de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas ou Testemunhas de Violência e da formação de toda a Rede Protetiva local na adoção do Plano e do Fluxo.

O diagnóstico avaliou o funcionamento e os procedimentos de todos os órgãos públicos e entidades assistenciais que atendem crianças e adolescentes na cidade, compilou dados estatísticos e numéricos e propôs uma série de ações a curto, médio e longo prazos no sentido de fortalecer e integrar o funcionamento dessa “rede protetiva” como um todo. Em breve, o documento deve ser disponibilizado para consulta pública no site da Prefeitura.

“O Projeto AFIN completou seis anos na última sexta-feira. Sempre trabalhamos muito organicamente. A Prefeitura está de parabéns por ter produzido esse Diagnóstico Situacional, ele marca um novo momento no trabalho técnico (da rede protetiva). Termos todos esses dados com certeza fará toda a diferença”, comentou a juíza Michelli ao final da apresentação. A magistrada é a idealizadora do Projeto AFIN “Afeto na Infância: Você afinado com seu filho”, do Poder Judiciário Local, e uma da grandes responsáveis pelos avanços em prol da Primeira Infância em Nova Odessa.

“O diagnóstico está muito bem feito, com informações e números importantes para nos ajudar a direcionar o melhor possível nossos esforços para programas que atendam aqueles que mais precisam, que são as crianças e adolescentes vulneráveis da nossa cidade. Agora, vamos aguardar o novo Fluxo de Atendimento para colocá-lo em prática o mais rapidamente possível”, completou o prefeito Leitinho.

“A proposta do estudo é colaborar para que o Município disponha de informações adequadas ao elaborar o PMPI (Plano Municipal da Primeira Infância), que será desenvolvido pelo Comitê”, completou Nelson Colato. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também