sábado, 1 novembro 2025
DRIVE-THRU AMBIENTAL

As mãos por trás da reciclagem de Nova Odessa

Conheça as histórias que tornam a cidade mais ecológica.
Por
Nicoly Maia

A participação social marcou presença no primeiro Drive-Thru Ambiental de Nova Odessa, realizado neste sábado (01). Com o circuito montado e o caminhão da reciclagem da Cooperativa Coopersonhos, a população pôde contribuir com a transformação ambiental e conhecer de perto os cooperados, para quem a reciclagem é a principal fonte de renda.

Histórias da cooperativa
Joselino José da Costa trabalha há 12 anos na cooperativa. “Tenho muito orgulho do que faço. A separação que realizamos é importante para todos”, comenta. Ele atua na manutenção, coleta, triagem e pesagem do material. Para Joselino, a reciclagem é a principal fonte de renda. “No casamento da minha filha, vou poder ajudar no vestido de noiva, e isso é maravilhoso.”

Bárbara da Costa trabalha há seis anos na cooperativa. “Ainda enfrentamos preconceitos. A cooperativa passou por momentos complicados, lidamos com materiais sujo e nem todos têm consciência de que estamos fazendo bem para o meio ambiente e para a sociedade”, explica. Mãe de dois filhos, ela depende da reciclagem para sustentar a família, “eventos como esse ajudam muito a cooperativa e o meio ambiente, porque conseguimos destinar corretamente os materiais”.

Joice Batista de Oliveira entrou na cooperativa quando o filho tinha um ano e trabalha há 15 anos com a reciclagem. “É um serviço que garante dignidade à minha família e renda para casa, reciclar é muito importante para o nosso trabalho e para o meio ambiente.”

Primeira edição do Drive-Thru Ambiental. Foto: Willian Franco

A Coopersonhos conta atualmente com 11 cooperados, a maioria mulheres. Segundo Noêmia Firmino, presidente da cooperativa, ações como esta ajudam na arrecadação de materiais recicláveis. “A população está colaborando nesse evento, o material que estamos recebendo mais são os eletrônicos, isso porque muitas vezes a população não sabe onde descartar”, explica.

A cooperativa conta com 11 cooperados, a maioria mulheres. Foto: Willian Franco

Objetivo
O objetivo da ação é conscientizar a população sobre a destinação correta dos recicláveis e mostrar como a atividade gera emprego e renda para os cooperados.

Durante o evento, foram aceitos papel, papelão, plásticos, alumínio, metal, garrafas PET, embalagens longa vida, eletrônicos, pilhas, baterias, recipientes de vidro intactos e óleo de cozinha usado.

Para o secretário do Meio Ambiente de Nova Odessa, Rafael Brocchi, o evento reforça a importância da destinação correta dos materiais: “Esperamos que a população contribua não só hoje, mas no dia a dia. Temos dois pontos de entrega voluntária e iniciamos um projeto experimental de coleta porta a porta”.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também