O prefeito de Nova Odessa, Claudio José Schooder, o Leitinho, concedeu entrevista exclusiva para a Rede TODODIA. Em seu terceiro ano de mandato, Leitinho falou sobre diversos aspectos da cidade e promoveu anúncios importantes. Confira perguntas e respostas na íntegra.
TODODIA: Leitinho, a gente vai abordar alguns pontos aqui da cidade, mostrar um parâmetro geral de tudo o que está acontecendo aqui em Nova Odessa. Começando pela segurança, a gente teve alguns anúncios importantes nos últimos dias. Primeiro eu queria que você falasse sobre a ordem de serviço da construção da sede própria da GCM que a gente vai ter por aqui.
LEITINHO: Sim, é uma reivindicação antiga, dos guardas municipais ter uma sede própria. Onde ele está hoje é alugado, e lá quando chove, cai água mais dentro do que fora, é um lugar insalubre para os nossos guardas municipais, que faz um belíssimo trabalho. Então, através de uma conversa entre eu e o meu vice-prefeito, Mineirinho, por que não fazer uma sede própria para os guardas municipais? Começamos, conseguimos os prazos financeiros de R$ 2,3 milhões, e colocamos no orçamento para fazer a guarda municipal. Vamos fazer uma guarda moderna, com academia, com estande de tiro, alojamento, recepção. Então, uma sede mesmo, a altura da nossa guarda municipal. Fora isso aí, nós estamos investindo bastante na segurança da população de Nova Odessa, dos comerciantes e também dos empresários. Nós estamos contratando mais dez guardas municipais, que ao final do mês, até começo de outubro, já estão na rua. A maior contratação de guarda municipal de Nova Odessa foi da minha gestão. Leitinho e Mineirinho, dez guardas municipais. Fora isso, nós precisamos também de equipar os nossos guardas. Trocamos os armamentos deles, era 380 por nove milímetros, 44 armas novas, metralhadora, 12. Enfim, estamos armando os nossos guardas para combater a criminalidade. Trocamos o fardamento dos guardas, alugamos três viaturas, depois alugamos mais duas viaturas, no total são cinco viaturas. Então, é isso aí, estou muito feliz. E a guarda também, e antes tinha uma função de risco, que recebia 30% para valorizar os nossos guardas, que foi o pedido do Coronel Fanti, do Luciel, para que a tropa esteja motivada para sair na rua e combater o crime. Então, nós mudamos de 30% para 52% a função de risco dos guardas, que é a periculosidade. Então, estou muito feliz de estar fazendo a diferença da segurança pública do nosso município.
TODODIA: Sobre esse adicional de periculosidade, o projeto de lei já foi assinado, já está em vigor, como está essa situação?
LEITINHO: O projeto de lei já foi assinado, já mandei para a Câmara, já foi aprovado pelos vereadores, eu queria agradecer a todos os vereadores que deram apoio. Agora vamos sancionar e a partir desse mês os guardas já começam a receber a periculosidade de 30% para 52%.
TODODIA: Passando agora para a cultura, estamos nos aproximando de um dos eventos mais esperados sempre aqui em Nova Odessa, que é a Festa das Nações. A gente sempre tem muita gente que vem da região toda no período da Festa, que acontece no próximo mês de outubro. Queria saber se a gente já tem algum adiantamento das atrações, das possíveis atrações para esse ano.
LETINHO: Sim, temos sim. A Festa das Nações é tradicional no nosso município, mais de 30 anos. É uma maneira de o município estar ajudando as entidades a terem o recurso para pagar o décimo terceiro dos funcionários, pagar algumas dívidas que têm nas entidades, que fazem um belíssimo trabalho, e é um braço direito da administração. E a Festa das Nações, como tem todos os anos, só na pandemia a gente não teve, sempre traz artistas famosos para atrair a população para ter um consumo dentro das barracas. E na Festa das Nações, em outubro, 6, 7, 8, nós vamos ter na sexta-feira Rionegro & Solimões, que as pessoas gostam muito, um sertanejo muito gostoso. No sábado, ainda a gente não fechou certinho com o Sâmi, mas talvez vai ter o Sâmi também, que é filho do José Rico, então é atrativo trazer ele. E outras bandas também que vão tocar, tanto na sexta-feira como também no sábado. E no domingo nós estamos também terminando de fechar o contrato com o Paulo Ricardo. O Paulo Ricardo foi ex-vocalista do RPM, fez muito sucesso nos anos 80. Então vai ter três dias de muito sucesso, onde a população aqui da região vem para Nova Odessa, que a maior festa das nações, é aqui em Nova Odessa. E as entidades poder vender sua gastronomia e também arrecadar fundos para pagar, pelo menos, o décimo terceiro dos seus funcionários.
TODODIA: É muito legal esse anúncio, a gente vê nomes nacionais vindo para Nova Odessa, trazendo para a população esse tipo de entretenimento gratuito.
LEITINHO: É muito importante. Vai ter todas as barracas, tem variedade gastronômica, você quer comer pizza, tem. Você quer comer espetinho, tem. Quer comer lanche de pernil, tem. Quer comer joelho de porco, tem. Quer tomar uma cervejinha gelada, um chopp, tem também. Então tem de tudo na Festa das Nações.
TODODIA: E o show é gratuito para a população, né?
LEITINHO: É, o show é gratuito. Podem trazer o irmão, o vizinho, o parente, todos, é um show gratuito para a população de Nova Odessa.
TODODIA: Então o pessoal já pode ir se preparando para a Festa das Nações. Dia 6, 7, 8 de outubro.
LEITINHO: 6, 7 e 8. O nosso diretor Lucas já está trabalhando muito nesse sentido e está continuando fechando os contratos. Tanto com o Paulo Ricardo, como também com o Sâmi, né? Que é filho do José Rico.
TODODIA: Agora, Leitinho, passando para a parte veterinária. Para quem não sabe, o Leitinho é médico veterinário, então tem muita experiência na área e pode falar bastante para a gente. Primeiro vamos abordar sobre o mutirão de castração que a gente teve, foi a terceira etapa, né?
LEITINHO: Sim, nós fizemos mutirão de castração. Isso é muito importante. Eu falo como médico veterinário. A castração, primeiro, evita o abandono, maus tratos, a cria indesejada e também câncer de mama, né? Nas gatas, nas cadelas e câncer de próstata nos machos. O que nós fizemos aqui atrás da Prefeitura contratamos um castramóvel, quando veio a equipe totalmente preparada, tinham mais de seis veterinários auxiliares. Um ônibus totalmente equipado para castrar os nossos animaizinhos de quatro patas. E ali a população aderiu. Você vê que foi mais de cem animais castrados somente no domingo. Então isso é importante, né? A gente fazer o projeto de castração e a população aderir. Eu como médico veterinário tenho um amor muito grande para os animais. Aqui dentro do meu gabinete, eu tenho dois gatos, o Milk e a Panacota. Eu sei da importância hoje dos animais na vida de qualquer pessoa. O amor, o carinho, o companheirismo, sabe? Aquelas energias negativas também ele segura. Então o animal é tudo de bom. E a gente precisa cuidar com muito carinho, com muito amor dos nossos pets. E é isso que nós estamos fazendo, começando pela castração. E todos os que trouxeram o seu animalzinho para castrar, eles estão fazendo um gesto de amor para com o seu animal. Então isso é o carinho e o amor do dono, do proprietário, com o seu pet. E aqui atrás, aqui na frente nós estamos fazendo o parque das crianças e aqui atrás da prefeitura estou fazendo o Pet Place. Para as pessoas poderem trazer seu cachorrinho e brincar no final de semana porque Nova Odessa cresceu muito, muitos condomínios verticais, né? E às vezes a pessoa não tem onde levar o seu pet para dar uma volta, passear, brincar. E aqui atrás da prefeitura estou fazendo o Pet Place, né? Você pode trazer o seu pet e pode ficar brincando com ele.
TODODIA: Sobre o mutirão da castração, o pessoal ainda pode recorrer às vagas remanescentes, é isso mesmo?
LEITINHO: Isso. Nós temos algumas vagas ainda. O mutirão foi um sucesso, mas ainda quem quiser fazer a inscrição para castrar seu pet, venha até a prefeitura com CIC, RG, comprovante de residência e o cartão do hospital. Aí vai fazer a inscrição e futuramente nós vamos agendar. Não temos uma data certa, mas futuramente, novembro, dezembro, nós já estamos conversando com a organização para gente marcar uma nova data e fazer mais uma campanha de castração em massa ainda esse ano.
TODODIA: Legal, dentro disso também a gente tem as obras do Departamento de Bem-Estar Animal, né? Qual é a importância dessa unidade? Para que ela vai servir para a população de Nova Odessa?
LEITINHO: Isso, muito bem lembrado, né? Fora as castrações que a gente vai fazer de mutirão, nós também estamos montando o Bem-Estar Animal. O Bem-Estar Animal vai funcionar com veterinários, técnico em veterinária, para atender a nossa população. Às vezes você tem um cachorrinho, um gatinho que está doente e as vezes você não tem condições de estar levando no veterinário, né? Pagando e à vezes ele acaba perdendo a vida. Agora com o Bem-Estar Animal não. Você vai pegar o seu cachorrinho, vai levar, vai passar pelo veterinário, eles vão dar todo o acompanhamento, vai passar pela consulta e eles vão receitar somente o medicamento para você comprar. E vamos fazer também lá o trabalho de castração. Isso é importante, sempre manter, fazer os mutirões de castração, ao mesmo tempo também manter as castrações todo mês, para não ficar procriando. Você vê que uma gata, ela entra no cio a cada dois meses, ela está amamentando e já entra no cio. E às vezes dá cinco, seis filhotinhos. E aí não tem pra quem doar, o que as pessoas fazem? Pegam e jogam. E aí os bichinhos começam a passar fome e morrem. Então nós queremos evitar isso daí, porque os animais são bênçãos de Deus na nossa vida e nós temos que cuidar deles com muito carinho e muito amor. Por isso nós estamos montando o Bem-Estar Animal.
TODODIA: Saindo da parte dos animais, mas ainda nos mutirões, teve também o mutirão da catarata, né?
LEITINHO: Exatamente. Nós tivemos o mutirão da catarata no hospital, para atender aquelas pessoas que têm uma história no nosso município e são mais idosos. Nós estamos trabalhando no sentido de melhorar a qualidade de vida, tanto dos nossos cachorrinhos gatinhos, como também das pessoas idosas. Você vê que no mutirão de catarata, uma mulher chegou sem enxergar nada. Escorando na neta, no filho, levando ela degrau por degrau até o hospital e depois da cirurgia de catarata ela já começou a enxergar. Fiquei impressionado, como que é muito rápido, né? A pessoa já fez a cirurgia e ela começa a enxergar. Ela fica sentada lá uns 15, 20 minutos, meia hora, se recuperando com os colírios, mas ela começa a andar. E acho interessante que uma senhora não conseguia ver o rosto da neta dela, quando abriu a porta, ela conseguia enxergar o rosto da neta, que ela queria tanto fazer isso na sua vida. Você vê como que é importante a cirurgia de catarata. É dar qualidade de vida também às pessoas que já contribuíram com o nosso município, já pagaram seus impostos, muitos e muitos anos, e agora a gente tem que devolver um pouquinho para a sociedade tudo o que eles fizeram pelo nosso município. E antigamente não era assim. Antigamente a pessoa ia no hospital, tinha que fazer cirurgia de catarata, ficava esperando uma vaga três, quatro, cinco anos. Tem relato de pessoa que ficou esperando cinco anos. Falei “não, vamos fazer cirurgias de catarata em mutirão dentro do hospital”. Por quê? Às vezes tem um idoso na sua casa e ele tem um problema de visão, aí ele cai, escorrega, cai dentro de casa, quebra um fêmur, um braço, fica mais caro manter ele dentro do hospital. Então a gente tá trabalhando na prevenção, fazendo cirurgia de catarata para dar qualidade de vida aos nossos idosos.
TODODIA: Perfeito. Mudando de assunto, vamos falar de um ganho que os servidores de Nova Odessa tiveram, um convênio que o prefeito assinou junto a Universidade Cruzeiro do Sul, que vai trazer benefícios na parte educacional dos servidores. Pode explicar um pouco para gente?
LEITINHO: Nós tivemos um convênio com a Universidade Cruzeiro do Sul, ela já é pioneira em várias cidades, é um trabalho voltado a capacitação das pessoas. Muitos funcionários públicos querem fazer uma faculdade, mas às vezes não tem condições financeiras, e a Cruzeiro do Sul abriu as portas, estamos fazendo esse convênio, onde o servidor vai fazer a sua faculdade, vai fazer um pós-graduação, juntamente com a Universidade e o município vai estar com uma contrapartida também. Então a gente já está finalizando alguns detalhes até para que o servidor não precise estar pagando direto a Universidade, pode ser descontado também em folha de pagamento. Então isso é importante, tudo que você traz de benefício para o servidor público eles ficam contente e atendem com mais carinho, mais amor do que eles atendem no dia a dia. É muito importante você ter o servidor público de bem com a vida e sabendo que a administração municipal cada dia mais valoriza o ser humano.
TODODIA: Agora, outro serviço pra população, está sendo programado um feirão de empregos para o próximo dia 23 de setembro aqui na sede da prefeitura. Já teve no ano passado e esse feirão promete ser ainda maior, é isso Leitinho?
LEITINHO: Isso, nós temos um feirão de emprego que é promovido pelo Rafael Brochi, nosso secretário dos comércios, onde as empresas, mais de 60 empresas se instalam aqui no salão da prefeitura. As pessoas desempregadas, elas chegam até aqui, trazem seu currículo, ás vezes no momento já fazem a entrevista, e muitas pessoas já são empregadas no mesmo dia e outras pessoas deixam o currículo, e em um segundo momento, a empresa contrata. Por isso que é importante esse mutirão de emprego porque dá oportunidade para aquelas pessoas que não estão trabalhando. E ao mesmo tempo, nós abrimos um leque de currículo para as empresas estarem escolhendo especificamente um candidato para o setor que ela precisa.