Na última terça-feira (13), o Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Nova Odessa, que coordena as atividades do Programa da Melhor Idade do Município, realizou mais uma edição do Projeto “Terça D”, voltado ao bem-estar e educação contínua dos idosos da cidade. Desta vez, a atividade foi uma palestra ministrada pelas advogadas Joyce Silva e Rafaela Nunes, que orientaram os participantes sobre os perigos dos golpes virtuais, que têm se tornado cada vez mais frequentes e sofisticados.
A palestra contou com a participação de mais de 80 idosos atendidos pelo Programa da Melhor Idade da Prefeitura através do Fundo Social, que ouviram atentamente as orientações de Joyce Silva.
A advogada explicou de maneira clara como esses golpes são aplicados, quais os sinais de alerta e as precauções que devem ser tomadas para evitar cair nessas armadilhas virtuais. Entre os principais temas abordados estavam as fraudes bancárias, golpes via aplicativos de mensagens e redes sociais, além de como proteger informações pessoais na internet.
Após a apresentação, houve um momento dedicado a perguntas e respostas, no qual os participantes puderam esclarecer dúvidas e compartilhar suas experiências pessoais. Este espaço foi fundamental para que os idosos sentissem maior segurança e confiança em lidar com o ambiente virtual.
De acordo com a presidente voluntária do Fundo Social de Solidariedade, Rose Miranda, “o Projeto ‘Terça D’ tem sido um grande sucesso, pois oferece semanalmente atividades variadas para a terceira idade, como aulas de artesanato, circo, e outras palestras educativas. E, desta vez, pudemos trazer essa orientação importante para eles, que estão cada vez mais sujeitos a estes golpes, porque estão cada vez mais conectados”, destacou.
FUNDO SOCIAL
Além da “Terça D”, os idosos de Nova Odessa contam, através do Programa da Melhor Idade, com aulas gratuitas de ginástica, dança, pilates, coral, vôlei adaptado, jogos de mesa, artesanato, hidroginástica etc, voltadas a homens e mulheres que buscam melhorar a autoestima e ampliar o convívio social. A maior parte das atividades acontecem no Espaço Melhor Idade, reformado e modernizado em 2023 pela Prefeitura.
Para se inscrever, basta ter 60 anos ou mais e morar em Nova Odessa. É necessário apresentar originais de RG e CPF (ou CNH) e Título de Eleitor (se tiver), além de duas fotos 3×4 recentes (para a confecção da ficha de cadastro, que vale para todas as atividades gratuitas oferecidas pelo Programa da Melhor Idade).
Para comprovar a residência em Nova Odessa, vale conta de água, luz ou telefone e Cartão SUS, no próprio nome ou no nome do cônjuge. Também é necessário o atestado médico atualizado garantindo que o idoso está apto a fazer atividades físicas. O documento pode ser obtido em qualquer uma das 7 UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
As inscrições são feitas diariamente, em horário comercial, na sede do Fundo Social de Solidariedade e Espaço Melhor Idade, que fica na Rua Heitor Penteado, nº 199, no Centro, em frente ao IZ (Instituto de Zootecnia).