Pela primeira vez, Nova Odessa recebeu o Kart Terapia, iniciativa voltada para pessoas com deficiência (PcD) que combina velocidade, emoção e inclusão. Ao todo, 60 crianças acima de 5 anos atendidas pela entidade GRUMAA, Grupo de Mães Acolhedoras do Autismo, participaram do evento que aconteceu neste sábado (4).
Grupo GRUMAA
Carine Sena, integrante do GRUMAA, destacou a importância do encontro, “hoje nós estamos com 700 mães, não só de Nova Odessa, mas também de cidades como Americana, Santa Bárbara, Sumaré, Campinas e São Bernardo do Campo. É um grupo de apoio, acolhimento e troca de informações”.
Para os pais, a experiência vai além de um simples passeio. “Quando ele vê que é difícil, é sair na verdade…”, resumindo o significado que o Kart Terapia tem para as famílias. Elizabeth Baltazani, mãe da Sara, também ressaltou: “É muito bom mesmo” comenta Gabriela Rossi, mãe de Arthur.

Kart Terapia
Idealizador do projeto, Gene Fireball contou que a ideia surgiu como um chamado, “é algo totalmente inacreditável. Eu nunca imaginei que andar a 5, 10 ou 15 km por hora pudesse trazer tanta emoção e alegria. É um verdadeiro presente de Deus. Só tenho a agradecer, porque, de mim, veio emoção pura,eu fiquei arrepiado”.
O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, contou com a participação do secretário adjunto José Henrique de Carvalho, que também compartilhou sua experiência pessoal: “Eu tenho um filho autista, esse espaço de acolhimento e lazer é muito importante e a felicidade das crianças aqui é contagiante”.
Rede de apoio
O GRUMAA é um espaço dedicado a fortalecer a comunidade de mães atípicas, oferecendo apoio mútuo, troca de experiências e ações que contribuem para inclusão e acolhimento. “Tem muitas mães que passam pelo que chamamos do luto do autismo, e o grupo ajuda muito nesse processo” comenta Carine Sena.
O evento foi custeado parcialmente com recursos da contrapartida recebida pela Secretaria de Esportes e Lazer pela utilização da estrutura esportiva do município durante os Jogos Universitários.
Resultado
Para o idealizador Gene Fireball, cada volta representa mais do que velocidade: “É inclusão, apoio e esperança. Ver o sorriso das crianças e a emoção dos pais é algo indescritível”.