Neste sábado (10) de Carnaval, já está programado a primeira campanha de doação de sangue do Lions Clube e da Prefeitura de Nova Odessa. A ação ocorrerá no Ambulatório de Especialidades Médicas, localizado na Avenida Joao Pessoa, nº 833, no centro de Nova Odessa, das 08h30 às 12h.
A iniciativa conta com o apoio das Polícia Militar, Colégio Objetivo, Escoteiros do Ar, ETEC e Faculdades e Colégio Network. Acontecendo quatro vezes ao ano, a coleta de sangue visa ajudar repor os estoques do Hemocentro do HC (Hospital das Clínicas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que cede bolsas de sangue a pacientes do município e de outras cidades da região.
Para Rita Jirschik, presidente do Lions Nova Odessa, a parceria entre a ONG e a Prefeitura tem a missão de “salvar vidas”. “Esperamos que não só esta primeira edição de 2024, mas as demais no decorrer do ano, sejam excelentes, porque estamos ajudando a abastecer os estoques de sangue do Hemocentro. Pedimos aos moradores em condições de doar, que compareçam e nos ajudem, inclusive quem nunca doou, que o faça, pois a doação vai ajudar ao próximo”, disse.
O prefeito, Claudio Schooder, o Leitinho, ressaltou a importância da doação e da mobilização da população em prol da ação. “Doar sangue é um ato de amor, de solidariedade e que contribui para elevar o estoque do Hemocentro, que atende o nosso Hospital Municipal quando existe uma necessidade”, disse o chefe do Executivo novaodessense.
Para doar é necessário ter entre 18 e 69 anos, mas candidatos a partir dos 16 anos são aceitos com a presença do responsável legal. O doador deve pesar mais de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação, ter dormido pelo menos seis horas. Não é necessário estar em jejum. É importante que o doador esteja em boas condições de saúde.
Ano passado, a campanha de doação de sangue arrecadou 274 bolsas de sangue. Em 2022 foram arrecadadas 279 bolsas, e no ano anterior foram coletadas 309 bolsas.