domingo, 15 setembro 2024
PRÉ-AGENDADOS

Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa promove ‘mutirão’ de procedimentos contra varizes

Os pacientes atendidos nesta primeira etapa são aqueles que já vinham recebendo atendimento e tratamento
Por
Redação
Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa está promovendo mais um “mutirão” de procedimentos voltado ao atendimento de moradores da cidade que aguardavam na “fila” de agendamentos da CROSS (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde) – ou seja, que aguardavam o procedimento ser disponibilizado pela Rede Saúde Estadual de Saúde.

Trata-se do “Mutirão de Escleroterapia”, um tipo de tratamento não-cirúrgico que consiste na aplicação de uma substância esclerosante dentro de veias dilatadas (varizes), com o objetivo de eliminar ou reduzir o seu tamanho, diminuir a dor e melhorar o aspecto geral do membro afetado.

As avaliações e procedimentos aconteceram no Ambulatório de Especialidades Médicas da Avenida João Pessoa, nos últimos dois sábados (dias 24 e 31 de agosto), e devem se estender por mais algumas datas. Até o momento, passaram pelo procedimento 65 pacientes da Rede Municipal – 36 no primeiro sábado, mais 29 no segundo –, de um total de 79 pessoas avaliadas. Algumas delas receberam a Escleroterapia bilateral, ou seja, nas duas pernas.

A recepção das pessoas atendidas tem sido altamente positiva. “Eu sofro demais com o problema de varizes na perna, e esperei 10 anos para ser chamada para este procedimento e não fui chamada. Agora a Prefeitura está fazendo esse ‘mutirão’ e eu estou finalmente cuidando das minhas varizes, graças a Deus”, afirmo dona Eva Fátima.

É uma benção. Porque a gente, que não tem condições (financeiras) e acha uma benção dessa daí (o mutirão da Prefeitura), só temos que agradecer”, acrescentou Dona Irene Maria. “Eu estava numa lista de espera para operação faz mais de um ano e achei muito bom, porque com esse procedimento (não-cirúrgico) já melhorou em parte. Quero agradecer à Prefeitura – não só por esse procedimento”, finalizou dona Eliane Silva, também beneficiada pela iniciativa municipal.

A pasta destacou ainda que os pacientes atendidos nesta primeira etapa do novo mutirão da Saúde Municipal são aqueles que já vinham recebendo atendimento e tratamento, ou seja, que já haviam passado por consulta com o cirurgião vascular no Ambulatório de Especialidades Médicas e que receberam “encaminhamento” (o pedido do médico) para este tipo de procedimento.

Por isso, a orientação da Secretaria é para que os cidadãos interessados procurem a Unidade Básica (o “Postinho de Saúde”) mais próximo de casa para ser avaliado inicialmente pelos clínicos gerais do Município.

ATUALIZOU O TELEFONE?

A equipe da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde destacou ainda que, como aconteceu nas várias etapas do “Mutirão de Cataratas” promovido pela Prefeitura nos últimos três anos, nem todos os pacientes foram localizados para serem informados do agendamento.

Isto acontece porque as pessoas não atendem à chamada telefônica realizada previamente pela equipe para informar data, horário e local dos procedimentos, ou não procuraram a Secretaria de Saúde para informar os novos números de telefone quando trocam de linha.

O telefone com WhatsApp da Central de Regulação é o (19) 99752-6023. O setor fica na Avenida João Pessoa, nº 833, no Bosque dos Cedros – no 1º piso do Ambulatório. Desde 2021, a Prefeitura já realizou cerca de 1.600 cirurgias através do “Mutirão de Cataratas”.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também