quarta-feira, 15 janeiro 2025
SAÚDE MENTAL

UBS 3 de Nova Odessa realiza caminhada em prol do ‘Setembro Amarelo’ no próximo dia 25

A participação é livre e gratuita, e toda a comunidade está convidada para participar
Por
Redação
Foto: Divulgação

Com apoio do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da Saúde Municipal de Nova Odessa, a UBS (Unidade Básica de Saúde) 3, do Jardim São Manoel, promove no dia 25 de setembro, uma quarta-feira, às 7h30, uma caminhada em prol da Campanha “Setembro Amarelo”, dedicada à prevenção ao suicídio. A participação é livre e gratuita, e toda a comunidade está convidada para participar.

Organizada pela equipe da Unidade, a ação visa sensibilizar a população sobre a importância de discutir e prevenir o suicídio, um problema de Saúde Pública que afeta pessoas de todas as idades. A UBS 3 fica localizada na Rua Sigesmundo Anderman, nº 731, no Jardim São Manoel/Jardim Éden.

De acordo com Juliana da Silva, coordenadora da Rede de Atenção Básica do Município, “o principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Vale lembrar que este tema não deve ser abordado apenas no mês de setembro, mas sim durante o ano todo”.

PALESTRA

Além da caminhada do próximo dia 25, a equipe da UBS 3 também promoveu recentemente uma palestra em parceria com o CAPS. A coordenadora do CAPS, Maria José da Cruz, explicou que a palestra foi ministrada pela psicóloga de Saúde Mental, Lucilene Cruz, abordando o tema “Violência contra mulheres e meninas como fenômeno social estruturado na sociedade”.

O encontro aconteceu na sala de espera da Unidade Básica e trouxe reflexões sobre como a violência estrutural, muitas vezes invisível, pode ser uma causa determinante para o suicídio”, afirmou Maria José.

Durante a palestra, foram distribuídas cartilhas sobre a “Lei Maria da Penha” e apresentados dados alarmantes sobre a violência contra mulheres e meninas, mostrando como esses fatores podem levar ao suicídio. A psicóloga também detalhou como identificar sinais de alerta, seja no ambiente doméstico, escolar ou corporativo, e como gênero, idade e condição socioeconômica influenciam essas dinâmicas.

Maria José ainda reforçou a importância da caminhada do dia 25 de setembro, destacando que o evento vai buscar “mostrar para a população a importância do Setembro Amarelo, do cuidar do outro, e o quanto os profissionais da saúde mental estão envolvidos no atendimento e acolhimento”.

A UBS 3 também possui profissionais qualificados, como médicos, enfermeiros e assistentes sociais, prontos para oferecer suporte a quem precisar. A caminhada é uma forma de mostrar que a UBS 3 está engajada nessa causa e que trabalha também com saúde mental nesse tipo de acolhimento”, finalizou.

CUIDADOS

A Saúde Mental de Nova Odessa oferece gratuitamente atendimentos para todas as faixas etárias. O acesso é disponibilizado por meio da Rede de Atenção Psicossocial, com pontos de atendimento às pessoas com transtornos mentais e/ou com problemas de dependência química (uso de álcool e drogas), ideação ou tentativas de suicídio.

O órgão busca desenvolver estratégias e organizar os atendimentos em Saúde Mental através do fortalecimento da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), articulando diferentes pontos de atenção à saúde, buscando o atendimento integral dos usuários. A RAPS é formada pelas UBSs, Equipe Multidisciplinar, CAPS, Central de Ambulâncias 192, Hospital e Maternidade Municipal e Ambulatório de Especialidades Médicas.

Foto Divulgação

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também