No começo de dezembro, os policiais militares do 19º Batalhão vão atender nas modernas instalações na sede própria, na Avenida Ângelo Pascote, 130, às margens da Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), no Loteamento Industrial Nossa Senhora de Fátima, em Americana. A construção está pronta.
Desta forma, haverá a transferência do atendimento da Praça Comendador Müller, no Centro, para as novas instalações. O prédio histórico no Centro foi cedido pela Prefeitura de Americana.
Segundo o comandante do 19º Batalhão, tenente-coronel Luiz Horácio Raposo Borges de Moraes, as obras estão concluídas e faltam apenas algumas adequações, como conserto do batente da porta da guarita, que tem vidros blindados para proteção dos policiais, e do ar-condicionado.
O comando geral da PM fará uma inspeção final, para verificar eventuais desconformidades para que sejam sanadas dentro da garantia. Depois do sinal verde, o prédio poderá ser ocupado.
“A idéia é, se tudo der certo, no começo do mês que vem a gente já esteja atendendo a população aqui nas novas instalações do 19º Batalhão”, disse o comandante, em visita à obra nesta segunda-feira (23), acompanhado pelo TODODIA. O Batalhão também abrange Santa Bárbara d’Oeste, Cosmópolis, Artur Nogueira e Engenheiro Coelho, cidades com população estimada em 600 mil habitantes.
O comandante destaca a importância da obra para melhorar as acomodações dos policiais e o atendimento à população. “Nas instalações em cessão de uso da prefeitura, adequações eram necessárias, por conta do aumento do efetivo e das demandas para poder melhor atender a população. Em razão disso, também atender a esse público interno nesse prédio novo realmente veio a somar essas dificuldades que a gente encontrava aqui na região”, disse o comandante.
A inauguração e a possível presença do governador João Doria dependem ainda de confirmação do comando geral e do Palácio dos Bandeirantes.
Houve necessidade de construção de vestiários e alojamentos femininos, construção de galerias pluviais, entre outros, que exigiram aditamento da obra em mais R$ 511 mil. O contrato inicial era de R$ 3.256.903,84.
Houve também aumento da cobertura para as viaturas, construção de caixa de contenção de águas pluviais e reforço da guarita com blindagem.
PRÉDIO ANTIGO
O prédio atual, na Praça Comendador Müller, cedido pela Prefeitura de Americana, é antigo e não comporta mais o efetivo, além de não oferecer acessibilidade. Nesta terça, o comandante da PM se reuniu com o prefeito eleito de Americana, Chico Sardelli, para pedir que o prédio do Batalhão seja cedido para a 1ª Cia.