Após cerca de um mês funcionando, os três novos Poupatempos da região registraram 2.880 atendimentos, uma média de 90 por dia. O Poupatempo de Santa Bárbara, aberto desde 23 de outubro, teve 900 atendimentos. As unidades de Hortolândia e Sumaré abriram em 27 de outubro, e tiveram, respectivamente, 1.060 e 920 atendimentos.
As informações são da Prodesp, empresa de tecnologia do governo de São Paulo responsável pelo Poupatempo em todo o Estado. O Poupatempo funciona nas antigas sedes do Detran das três cidades.
Para evitar aglomerações por conta da pandemia, o atendimento presencial nas unidades do Poupatempo de todo estado é realizado somente com agendamento prévio, explica a Prodesp, em nota.
“Neste momento, as unidades operam com capacidade reduzida apenas para serviços com a necessidade de validação biométrica, como primeiro RG e renovação da identidade, e outros de veículos como transferência de localidade entre Estados e mudança na característica do veículo. Os outros, mais de 90 opções, continuam mantidos online, no portal – www.poupatempo.sp.gov.br e no aplicativo Poupatempo Digital”.
A unidade de Santa Bárbara abriu atendimento apenas por agendamento desde 23 de outubro. Já em Hortolândia e Sumaré, as unidades foram abertas quatro dias depois, com atendimento por demanda espontânea, de forma experimental, conforme informado pela Prodesp na época.
O Estado anunciou em setembro unidades do Poupatempo em Hortolândia, Santa Bárbara e Sumaré, uma luta antiga dos três municípios da região. A medida integra o plano de expansão do programa, que prevê ampliar de 75 para 340 o número de postos até 2022. Na ocasião, o prazo dado pelo governo era de que as unidades seriam entregues em 14 de outubro, mas devido adequações a entrega foi duas semanas depois.
Na região, só Americana tinha Poupatempo. Unidades em Hortolândia, Santa Bárbara e Sumaré são pedidos antigos da população e de políticos locais. As três cidades somam cerca de 700 mil habitantes.
NOVA ODESSA
Em outubro, o prefeito de Nova Odessa, Bill Souza (PSDB) anunciou que o município também deve ganhar uma unidade do Poupatempo. Ainda não há previsão de inauguração. Segundo a Prodesp, as tratativas com a prefeitura seguem. A unidade, se confirmada, também será, como todos novos Poupatempos, em unidades de Ciretran ou Detran locais.