
Foi inaugurado nesta quarta-feira (8) em Limeira o Centro de Saúde Mental Dr. Fernando Régis Dantas. O espaço reúne o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e a Farmácia de Saúde Mental, e, nos próximos meses, passará a abrigar outros serviços. A estrutura está localizada na Av. Ana Carolina de Barros Levy, 650, ao lado da Policlínica.
A reforma do prédio, que antes sediava o Ambulatório de Saúde Mental, recebeu investimento de R$ 1 milhão, proveniente de emendas parlamentares dos deputados federais Marcos Pereira e Luiz Carlos Motta.
Ampliação do atendimento
O prefeito Murilo Félix destacou que o novo centro permitirá a ampliação do atendimento em saúde mental, e anunciou que o serviço funcionará 24 horas quando for estruturado o Caps 3. “Esse é o início de um grande trabalho, que vai fortalecer o acolhimento e salvar vidas”, afirmou.
Homenagem
A filha de Fernando Régis Dantas, o homenageado com o nome do Centro, a psicóloga Solange Dantas Ferrari, relembrou a trajetória do pai e sua atuação pioneira em Limeira, com a fundação de grupos de Alcoólicos Anônimos e a defesa da criação de leitos psiquiátricos no município.
Reforma
O prédio foi totalmente revitalizado, com troca de pisos, pintura, modernização dos banheiros e reorganização dos ambientes. O local ganhou refeitório, salas de atendimento e enfermagem, além de uma área de convivência com pergolado. Os móveis foram doados pela Faculdade São Leopoldo Mandic.
Secretário comemora
O secretário interino de Saúde, Alexandre Ferrari, classificou a reinauguração como uma “grande vitória”, enquanto o presidente da Câmara, Everton Ferreira, ressaltou que cerca de 30% dos medicamentos distribuídos pela rede municipal são voltados à saúde mental.
Atendimento
O Caps AD oferece atendimento a pessoas com transtornos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e realiza acolhimento, atendimentos médico e psicológico, terapias integrativas, visitas domiciliares e acompanhamento familiar.
A Farmácia de Saúde Mental atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, exclusivamente para a dispensação de medicamentos da área. O espaço conta com intérprete de Libras via plataforma Icom.