sexta-feira, 22 novembro 2024
Cerimônia de posse

Novo delegado da DDM de Santa Bárbara d’Oeste assume o cargo com foco em novas instalações

Dr. Leonardo de Freitas Silva, formado em Itaúnas (MG), foi apresentado à sociedade civil e destaca a necessidade de um novo prédio para a delegacia
Por
Por Carolina Galassi
Foto: Carolina Galassi / TV TODODIA

O novo delegado da Delegacia da Mulher de Santa Bárbara d’Oeste, Dr. Leonardo de Freitas Silva, formado na Universidade de Itaúnas, em Minas Gerais, assumiu o novo cargo nesta sexta-feira, 23. Ele foi apresentado na Câmara dos Vereadores, junto ao vice-prefeito, Felipe Sanches, para diversas autoridades da sociedade civil, como vereadores, entidades de defesa da mulher, Conselho da Mulher e representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Para o Dr. Leonardo, o principal desafio será um novo prédio para a DDM de Santa Bárbara d’Oeste.

Segundo o delegado, já foi formalizado uma demanda pela polícia e conforme os trâmites administrativos, há uma boa expectativa em relação ao novo prédio da DDM. Em relação aos principais desafios, o primeiro deles é a questão do atendimento às mulheres: “a gente tem um histórico de déficit no atendimento multidisciplinar, especializado, que tem sido aos poucos completado e agora acredito que a sociedade vai receber um atendimento adequado”. Outra prioridade é a periferia que terá uma atenção mais receptiva possível fazendo as diligências com bastante dedicação e acolhendo essas demandas da melhor forma.

Ester Moraes, vereadora e Procuradora Especial da Mulher de Santa Bárbara d’Oeste, disse estar muito feliz por ter um delegado titular para a cidade. “Nós temos uma necessidade relacionada ao novo prédio, além de toda uma estrutura que a gente já vem conversando há um bom tempo e a gente fica contente por hoje já poder contar com uma psicóloga, uma assistente social e agora, com um novo delegado para poder somar nessa luta de conseguir um novo espaço para fazer um atendimento digno e humanizado às nossas mulheres que procuram o atendimento na DDM”, contou a Procuradora. Ainda de acordo com ela, os números de mulheres vítimas de violência em Santa Bárbara são assustadores, pois são dados subnotificados: “a gente atende diariamente mulheres vítimas de violência em todo serviço estruturado da nossa sociedade e a gente precisar elaborar um diagnóstico de quais são os dados relacionados a essa violência no nosso município para que o poder público seja mais assertivo no combate, na prevenção e também no atendimento.”

Para o vice-prefeito, Felipe Sanches, a cidade vem trabalhando bastante para poder garantir cada vez mais o direito das mulheres. “Nesta reunião que tivemos hoje foram apresentadas algumas dificuldades que temos sobre o prédio atual da DDM, que a gente já está buscando melhorar com um novo local,” disse Sanches e continuou: “nos foi apresentado pelo delegado alguns ajustes para aperfeiçoar ainda mais o atendimento, por isso, vamos investir em mais salas, um ambiente para as crianças ficarem enquanto a mãe está prestando um depoimento, enfim, uma estrutura que possa ter uma função social, a própria OAB pediu um espaço para fazer o atendimento jurídico, temos também o Conselho das Mulheres que podem realizar outros trabalhos. Com tudo isso apresentado, a ideia é melhorar o serviço que oferecemos no dia de hoje.”

Paulo Monaro, Presidente da Câmara dos Vereadores de Santa Bárbara d’Oeste, agradeceu primeiramente pelo Dr. Leonardo, ter escolhido a dedo a cidade, já que a DDM precisa sim de um delegado titular diante dos problemas que as mulheres enfrentam em relação à violência. “Com certeza a chegada desse novo delegado vai nos ajudar muito a colaborar e a trabalhar na defesa da mulher, por isso, a Câmara dos Vereadores está à disposição da DDM”, finaliza Monaro.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também