quarta-feira, 21 maio 2025
GUARDA CANINO

Novo reforço de quatro patas, cão Lord se junta ao Canil da Gama em Americana

Em operação desde 2009, conta atualmente com 12 guardas treinados e nove cães preparados para patrulhamento e demonstrações
Por
Nicoly Maia

Com presença imponente, instinto protetor e obediência, um novo integrante chegou para reforçar a segurança pública de Americana, Lord, um pastor alemão de cinco anos, passa a integrar o efetivo do Canil da Guarda Municipal (Gama). Doado por um empresário da cidade, o cão foi acolhido pela corporação e está em fase final de adestramento para atuar em operações com grande concentração de pessoas, especialmente em cenários que demandam controle e presença tática.

“Esse é o Lord”, diz com orgulho o subcomandante Fernandes, que tem conduzido o treinamento do animal. Segundo ele, Lord já demonstra comportamento exemplar. “Ele vai defender quem estiver com ele”, afirma.

O elo entre condutor e cão é fundamental. A base do treinamento está na construção da confiança e da comunicação. “A gente cria uma conexão a ponto de poder soltá-lo e saber que ele vai agir conforme for necessário”, explica Fernandes.

Criado em 2009, o Canil da Gama conta hoje com 12 guardas municipais especializados e nove cães. Os animais atuam em operações de patrulhamento, segurança e em eventos socioeducativos na cidade.

“Hoje temos cães como o Koda, Draco, Danger, Hanna, Duque, Thor e os pastores alemães capa preta Petrus, Zeus e agora o Lord. Todos são altamente treinados para diversas situações operacionais”, diz o subcomandante.

Lord já carrega quase um ano de treinamento voltado à proteção. Sua principal missão será proteger o agente responsável, agindo com precisão em situações de risco. Durante demonstração realizada na base da GAMA, a equipe de reportagem teve a experiência de ser protegida pelo novo integrante, que demonstrou sua habilidade e controle em uma simulação.

Lord é o novo integrante da GAMA | Foto: Gustavo Shock/TV TODODIA

Cães como Lord pertencem à categoria de guarda e proteção, também conhecidos como cães de patrulha. Eles são preparados para proteger o condutor, controlar suspeitos, agir sob comando, imobilizar pessoas e manter a ordem em momentos de conflito, como manifestações, abordagens e escoltas. “O foco é sempre proteger a população de bem”, resume Fernandes.

Além da guarda e proteção, os cães do canil podem ser treinados para outras funções fundamentais na segurança pública. Os cães de detecção, por exemplo, utilizam o faro apurado para localizar drogas, explosivos, armas e munições, sendo essenciais em vistorias escolares, rodoviárias e em grandes eventos.

Já os cães de busca e salvamento são utilizados em operações delicadas, como o resgate de vítimas desaparecidas em matas, deslizamentos ou escombros após desastres naturais.

Há também os chamados cães de interação social, ou “show dogs”, que participam de projetos educativos e de inclusão em escolas e instituições. São animais com alto nível de obediência e controle, que estabelecem laços com o público, especialmente com crianças, e ajudam a promover uma imagem mais próxima e humanizada da segurança pública.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também