
Quem passa pela Avenida Santana e pela Avenida São Francisco de Assis, entre a Vila São Francisco e a Vila Real, na região central de Hortolândia, percebe que o novo viaduto sobre a linha férrea já está sendo asfaltada.
Responsável pela melhoria, a concessionária Rumo garantiu nesta semana que as obras do pontilhão “estão em pleno andamento seguindo o cronograma estabelecido”.
A obra faz parte do caderno de renovação da Malha Paulista e, segundo a concessionária, é essencial para a segurança e a melhoria da mobilidade na região, eliminando os riscos de acidentes que ocorriam na passagem em nível sobre os trilhos.
Durante as obras, inclusive, a passagem em nível permaneceu aberta ao tráfego, mas apenas em um sentido, para quem trafega da Vila São Francisco em direção à Vila Real.
Engarrafamentos, um problema histórico
O novo viaduto da Vila Real deve resolver também o histórico problema dos congestionamentos causados pela passagem da linha férrea neste ponto, especialmente em horários de pico e quanto uma composição cruza a cidade.
Segundo a Rumo, mesmo com o asfaltamento já em andamento, a previsão de entrega da obra continua sendo para o primeiro trimestre de 2026.
A concessionária reiterou seu “compromisso com a execução do projeto”. “A construção do viaduto é um projeto de infraestrutura que visa melhorar a segurança e a fluidez do tráfego”, justificou a Rumo.
Apesar de realizada pela empresa que explora a malha ferroviária na cidade, a implantação do equipamento faz parte das ações do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura, e foi anunciada pelo prefeito Zezé Gomes (Republicanos) no final de 2023.

Viaduto tem 385 metros de extensão
O novo pontilhão conta com 385 metros de extensão total e largura de 21 metros, com quatro pistas. Nas extremidades, haverá um passeio (calçada) simples de um lado, e um passeio com ciclovia do outro.
Ele é composto por 50 vigas, que pesam entre 44 e 55 toneladas cada, e têm entre 26 e 33 metros de extensão. Já o “tabuleiro” do viaduto – ou seja, seu piso – é composto por 2.600 peças de concreto armado.
Também está prevista a ampliação da rotatória existente na Avenida Santana. Essa ampliação será necessária por causa da readequação que será feita na avenida.
Passagem inferior na Avenida Panaíno
Em setembro, a Prefeitura de Hortolândia inaugurou outra passagem sob a linha férrea que corta a cidade, na Avenida Panaíno. Esta é do tipo “inferior”, ou seja, quando os veículos passam embaixo dos trilhos.
O viaduto em si, por onde o trem passa, tem 330 metros de extensão e foi construído pelo município, com recursos do Fonplatra (Fundo Financeiro para Desenvolvimento do Tratado da Bacia do Prata).
O novo trecho da malha viária passou a “conectar” diretamente à região do Jardim Santa Clara do Lago à região do Jardim Novo Ângulo, e já está liberado para o tráfego.





