quarta-feira, 4 fevereiro 2026
CAPACITAÇÃO

Novos agentes concursados iniciam curso de formação para a Polícia Municipal de Sumaré

Turma com 62 novos agentes da Polícia Municipal de Sumaré inicia curso de cerca de cinco meses e 650 horas; expectativa é reforçar o efetivo nas ruas a partir de junho
Por
Vagner Salustiano

Começou nesta semana a etapa de capacitação profissional de 62 novos agentes da Polícia Municipal de Sumaré, antiga GCM (Guarda Civil Municipal), além de um aspirante da GCM de Águas de São Pedro incluído na mesma turma. Todos foram aprovados em concurso público e, durante o curso, recebem bolsa-auxílio do município.

A formação tem duração aproximada de cinco meses e carga de 650 horas, com aulas teóricas e práticas. Segundo a administração municipal, a efetivação nos cargos depende de aprovação no curso, e os alunos poderão assumir como GCM Nível 1, com possibilidade de progressão até o Nível 6 ao longo da carreira, com expectativa de início das atividades já em junho.

Preparação inclui aulas teórica e práticas, além de atividades físicas. Foto: Prefeitura de Sumaré

Curso
As aulas ocorrem na Escola de Formação de Aspirantes da Polícia Municipal de Sumaré, instalada junto à sede da corporação, no Parque Casarão. O currículo inclui disciplinas exigidas para órgãos de Segurança Pública, incluindo conteúdos necessários para obtenção de porte de arma junto à Polícia Federal.

O secretário municipal de Segurança Pública, Jeverson Eclair Soares, guarda municipal de carreira, afirmou que a escola de formação tem papel na padronização e no preparo do efetivo. “A Escola de Formação de Aspirantes é essencial para padronizar procedimentos, fortalecer a ética profissional e preparar policiais capacitados para enfrentar os desafios diários da segurança pública”, pontuou Aranha, como é conhecido.

Gestão
Ainda segundo o secretário, a abertura da turma está alinhada ao plano de segurança do Executivo. “O início do curso vem de encontro com o plano de segurança que o prefeito Henrique do Paraíso tem para a cidade de Sumaré. Após o término do curso, com a contratação desses novos agentes, quem vai ganhar é a população, com mais agentes nas ruas atendendo a todos os tipos de ocorrência que forem da nossa competência”, salientou.

A Prefeitura informou que a academia de treinamento, implantada em 2023, conta atualmente com 11 instrutores e busca manter a formação alinhada às normas legais, aos Direitos Humanos e às demandas atuais da Segurança Pública.

Efetivo
A Polícia Municipal de Sumaré completa 59 anos de atuação em março, com efetivo atual de 134 policiais, distribuídos em frentes como patrulhamento ostensivo preventivo, apoio a ações integradas, atendimento à população e operações especiais, de acordo com a administração.

O prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos) afirmou que a formação representa reforço estratégico. “Investir na ampliação do efetivo e na qualificação dos nossos policiais é investir diretamente na segurança da população. A Escola de Formação garante profissionais mais preparados para proteger Sumaré”, destacou.

Já o vice-prefeito Andre da Farmácia (MDB) declarou que a área é prioridade da gestão. “Estamos fazendo investimentos estruturais, tecnológicos e humanos para oferecer uma cidade mais segura. A formação dos aspirantes é parte fundamental desse compromisso”, afirmou.

Escola de novos agentes foi criada pela Prefeitura de Sumaré. Foto: Prefeitura de Sumaré

Tecnologia
A administração também citou a implantação do Smart Suma, sistema de segurança que integra monitoramento por câmeras, análise de dados e apoio tecnológico às ações policiais. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança, a ferramenta ampliou a capacidade de resposta das equipes e resultou em aumento de 70% no número de prisões.

Indicadores
Conforme dados da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), os roubos caíram 50,15% em Sumaré de um ano para outro, passando de 626 registros em 2024 para 312 em 2025. Os roubos de veículos tiveram redução de 34,75%, com os casos diminuindo de 423 para 276 ocorrências no mesmo período, e os furtos recuaram 19,40%, de 2.443 para 1.969 registros.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também