Domingo, 17 Outubro 2021

Número de acidentes fatais cresce no trânsito da região

Número de acidentes fatais cresce no trânsito da região

Os acidentes de trânsito provocaram 106 mortes nas cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia durante todo o ano d

Os acidentes de trânsito provocaram 106 mortes nas cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia durante todo o ano de 2019. Em 2018, foram 92 vítimas fatais, o que significa um aumento de 15% nos casos entre um ano e outro.

O crescimento na região ocorreu na contramão do número de vítimas fatais em todo o Estado, que registrou queda de 0,6% em 2019 em comparação com o ano anterior. Os dados são do Infosiga SP (Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito), sistema oficial mantido pelo governo estadual, que publica mensalmente estatísticas sobre acidentes fatais de trânsito nos 645 municípios do Estado.

Vale registrar que duas das cinco cidades da região contabilizaram redução nas mortes: Nova Odessa teve apenas um caso fatal em 2019 (foram 7 em 2018); e Hortolândia registrou 19 mortes, contra 31 do ano anterior. Os casos fatais na região cresceram mais por conta dos resultados negativos de Sumaré e Santa Bárbara. Foram 36 mortes no trânsito de Sumaré no ano passado, contra 18 em 2018. Em Santa Bárbara foram 25 vítimas fatais em 2019, contra 13 no ano anterior.

Americana também registrou ligeiro aumento, passando de 23 óbitos em 2018 para 25 nos 12 meses do ano passado. Os números, divulgados pelo Infosiga na última semana, confirmam, aqui e em todas as regiões do Estado, o mesmo perfil de acidentes fatais. A maior parte dos casos acontece à noite, nos finais de semana, e envolve jovens.

PREFEITURAS

A prefeitura de Sumaré explica os números preocupantes do levantamento do Infosiga SP decorrem das condições geográficas peculiares da cidade, cortada por rodovias importantes, movimentadas, administradas tanto pelo Estado como por concessionária privada. Ao governo municipal diz, em nota, que cabem os investimentos na malha urbana, e eles seguem fortes. Além das obras viárias e da fiscalização aprimorada, são executadas campanhas educativas permanentes. Principalmente nas escolas, voltadas a crianças e adolescentes.

A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste informou que, apesar das mortes no trânsito terem quase dobrado em 2019 na cidade (em relação ao ano anterior), o número de acidentes na malha viária urbana vem caindo ano a ano desde 2015, em decorrência de intervenções como a instalação de redutores de velocidade, lombofaixas, defensas, semáforos e sinalização. A Administração garante que os investimentos vão seguir, e o número de mortes vai cair.

Estado vai na contramão e tem queda

O governo paulista informou que houve, em todo o Estado, uma queda de 16% no número de mortes no trânsito, tanto nas rodovias como nas vias urbanas, desde 2015, ano em que os dados passaram a ser contabilizados, envolvendo diversas secretarias e setores da segurança pública. Para se ter uma ideia, naquele ano aconteceram 6.466 mortes no trânsito.

O índice de fatalidades foi caindo ano a ano. No ano passado, foram 5.433 mortes (leve redução em relação às 5.468 de 2018). Mas não há motivo para comemoração. Segundo o vice- -governador Rodrigo Garcia – que acumula a função de secretário de Governo – o número de mortes ainda é enorme, e cabe ao governo executar obras de engenharia e adequação estrutural para conter a violência no trânsito. “O atual governo já investiu R$ 200 milhões no financiamento de 8,7 mil intervenções por todo o Estado”, disse. “São projetos que envolvem nada menos que 304 cidades”, afirmou.

OS NÚMEROS NA REGIÃO
• Vítimas fatais em acidentes de trânsito

CIDADE           2018   2019
Americana         23       25
Hortolândia        31      19
Nova Odessa      7        1
Sta. Bárbara      13      25
Sumaré              18      36

Total                   92     106
EDSON SILVA E DA REDAÇÃO
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 17 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/