sexta-feira, 19 abril 2024

O pior final de semana desde agosto

O DRS Campinas (Departamento Regional de Saúde) teve o final de semana com mais internações novas de pacientes infectados ou suspeitos de coronavírus desde agosto. Foram 285 novas internações. A última vez que a marca foi atingida ou superada foi no primeiro final de semana de agosto, quando foram 334 novos internados na época. Os números são da Fundação Seade, órgão estadual responsável pela divulgação de dados do coronavírus.

Neste final de semana, foram registradas 142 novas internações no sábado (9) e 143 novas no domingo (10), totalizando 285 novos internados. No final de semana anterior, a soma foi de 166 novos internados. O último final de semana com mais de 100 internações nos dois dias foi em 19 e 20 de dezembro, com respectivamente, 130 e 109 novas internações.

O mais próximo da quantidade de novas internações neste final de semana foi entre os dias 15 e 16 de agosto, quando o DRS Campinas teve 147 e 136 novos internados, respectivamente. O final de semana anterior com mais entrada de internações até então era de 1º e 2 de agosto, com 175 e 159, respectivamente totalizando 334 novos internados na ocasião.

O pior fim de semana da região em termos de novas internações foi de 18 e 19 de julho, com 181 e 181 novos internados, totalizando 362 pacientes.

A região também chegou a oito dias seguidos com mais de 100 novas internações diariamente. A última vez que atingiu a marca foi há mais de 100 dias, com 12 dias seguidos, entre 24 de agosto e 6 de setembro.

LEITOS

A taxa de ocupação segue aumentando. Na semana passada, a taxa de ocupação dos leitos de UTI era de 67%, e na semana anterior, de 65%. Nesta semana, já começa se aproximando dos 69%.

No domingo (10), o DRS Campinas totalizou 165.978 casos, com 4.377 mortes, e registrou 143 novas internações dentre pacientes confirmados e suspeitos. A taxa de ocupação dos leitos de coronavírus de enfermaria era de 46,9% e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), de 68,4%.

Na segunda-feira (11), a região foi a 166.440 casos, com 4.383 óbitos. Foram 101 novas internações. A taxa de ocupação da enfermaria é de 47,7% e de UTI, 68,6%.

Segundo critérios do estado, a fase dois, chamada de controle, é necessária para regiões que tiverem taxa de ocupação de leitos de UTI de 75% a 80%. Acima dos 80%, é fase vermelha, a mais restritiva.

Em Americana, a taxa geral de ocupação de leitos para Covid-19 no município é de 52% de leitos com respiradores (de 56 no total, 29 estão ocupados) e de 37% de leitos sem (de 71, 26 estão ocupados).

No Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, a taxa é de 47% com respiradores (de 17, oito ocupados) e 89% sem respiradores (de 18, 16 ocupados).

Em Campinas, a taxa de ocupação de leitos de UTI ontem era de 84%, segundo a prefeitura – 189 de 225 leitos ocupados.

Dentre os 36 leitos livres, 30 eram particulares, restando apenas seis leitos desocupados da rede pública municipal.

Santa Bárbara também deve ter vacina drive-thru

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste também deve usar o sistema drive-thru na campanha de vacinação contra o coronavírus, que tem previsão de início no dia 25 em todo o estado. A informação foi dada pelo próprio Executivo ontem. Foi revelado ainda que as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) devem ser os postos de vacinação na cidade.

O governo do estado anunciou o plano de imunização estadual e informou que o horário de vacinação será das 8h às 22h nos dias de semana e das 8h às 18h aos finais de semana. Os horários podem ser ampliados em caso de necessidade.

A prefeitura pretende imunizar 22,9 mil pessoas na primeira fase da campanha, “sendo estimados 19,5 mil idosos e 3,4 mil profissionais da Saúde”.

Em nota, o Executivo informou seguir as recomendações da Secretaria de Estado da Saúde para a vacinação contra a Covid-19. “O plano de vacinação vem sendo elaborado pelo município e aguarda as orientações finais do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) Campinas para a conclusão e divulgação. A iniciativa deverá ocorrer nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), com possibilidade de vacinação drive-thru em alguns postos, entretanto o cronograma ainda não foi definido”, diz.

É provável que todas as cidades da região tenham pelo menos um posto com vacina drive-thru: é recomendação do Estado e já foi utilizado pelas prefeituras para testes de coronavírus ou outras campanhas de vacinação.

Santa Bárbara é o segundo município da região a admitir a possibilidade do drive-thru na vacinação do dia 25. A primeira, ainda em dezembro, foi Americana.

No dia 7 de dezembro, dia no qual o estado anunciou a vacinação para 25 de janeiro, o Executivo de Americana, ainda na administração de Omar Najar (MDB), afirmou ao TODODIA estar com a estrutura pronta e que deve usar o formato drive-thru na campanha.

“A secretaria não descarta fazer uso dessa modalidade, como fez nas de vacinação contra Influenza, recentemente”, disse a Prefeitura na ocasião.

Ontem, já sob o comando de Chico Sardelli (PV), a prefeitura respondeu em nota que as informações sobre postos de vacinação serão divulgadas “no decorrer desta semana”. A administração informou que a estimativa é de vacinar 35.738 pessoas, sendo 32 mil idosos e 3.738 profissionais de saúde.

A Prefeitura de Hortolândia informou, em nota, que a vacinação terá agendamento on-line para evitar aglomeração e que a proposta do plano municipal de vacinação está sendo finalizada para ser divulgada. A nota do Executivo não fala sobre possíveis locais de vacinação.

A Secretaria de Saúde informou que estima vacinar 26.129 idosos acima de 60 anos. “A Administração municipal ainda realiza o levantamento de quantos profissionais da saúde serão vacinados na primeira etapa de imunização”, disse à reportagem em nota.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Nova Odessa, na primeira fase da campanha de imunização serão vacinados aproximadamente 5,7 mil idosos e 650 profissionais de Saúde da cidade.

A campanha está sendo preparada, na cidade, por um grupo de trabalho criado já no dia 1º de janeiro pelo prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD).

“Os aspectos locais da campanha estão sendo finalizados pelo grupo de trabalho, com a finalidade de preparar o município para a vacinação. Mais informações devem ser divulgadas brevemente, pelos canais oficiais da prefeitura”, informou o Executivo, em nota.

A Prefeitura de Sumaré não respondeu aos questionamentos da reportagem.

Dois vereadores infectados

Depois do presidente da Câmara de Americana, Thiago Martins (PV), testar positivo para coronavírus na sexta-feira (8), os vereadores Léo da Padaria (PV) e Leonora Périco, a Leonora do Postinho (PDT), também estão infectados. Os três não precisaram ser internados e se recuperam em casa, em isolamento.

Desta Legislatura, Gualter Amado (Republicanos) também teve coronavírus, em dezembro, e passa bem. Ou seja, quatro de 19 vereadores já foram infectados.

“Caros amigos e amigas, após sentir um pouco de cansaço e dor de cabeça fiz o teste e o resultado foi positivo. Seguindo todos os protocolos, já estou isolada em casa, tomando medicação e em repouso. Estou me sentindo bem apesar de tudo, e peço a oração de todos!”, postou Leonora do Postinho (PDT), no Facebook, na noite de sábado (9).

A assessoria de Léo da Padaria informou que o vereador testou positivo na sexta (8).

Segundo a assessoria da Câmara, há quatro funcionários afastados com suspeita, que fizeram o teste e aguardam o resultado.

MORTES

Americana teve duas mortes, de vítimas com comorbidades, que estavam no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. As vítimas são um homem de 80 anos, do Parque Novo Mundo, e uma mulher de 72, do São Luiz. Com mais 157 casos, Americana foi a 9.322 infectados, com 229 óbitos.

Nova Odessa teve atualização de dados e registrou mais seis mortes, ocorridas entre julho e dezembro. Agora são 1.873 casos, com 66 óbitos.

Sumaré teve duas mortes, de dois homens, com comorbidades, de 61 e 92 anos, que estavam no Hospital Estadual Sumaré. São 8.694 casos, com 294 óbitos.

Santa Bárbara teve nove mortes, totalizando 250, de 8.587 casos.

São sete homens, de 67, 73 (dois deles), 78, 84, 85 e 91 anos; e duas mulheres, de 57 e 78 anos.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também