Hortolândia segue priorizando o bem-estar e a qualidade de vida para as próximas gerações. É o caso da menina Mariana Reis, a primeira bebê nascida em Hortolândia, em 2024, no Hospital e Maternidade Mário Covas. Como forma de otimizar o acolhimento de gestantes e puérperas no município, o Hospital se prepara para inaugurar, nas próximas semanas, um novo espaço para a maternidade, moderno e renovado.
Se tradicionalmente o réveillon representa o despertar de uma nova etapa com a virada do ano, para a mãe Emilly da Silva a data comemorativa teve um significado ainda mais especial. Moradores de outra cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas), Emilly e o marido vieram a Hortolândia para celebrar o Ano Novo com a família. Instantes após a queima dos fogos de artifício, a gestante começou a sentir contrações e, após dar entrada na Maternidade do Hospital Mário Covas, a mulher deu à luz, às 7h40, a filha Mariana, a primeira criança que nasceu em Hortolândia no ano de 2024.
Com a menina no colo, Emilly expressa a felicidade pelo nascimento da filha. “Nós ficamos muito felizes por ela ter nascido no primeiro dia do ano. Também ficamos surpresos quando soubemos que nossa filha foi a primeira criança a nascer em Hortolândia. Desde o primeiro momento, fomos atendidos rapidamente. Nos sentimos bem acolhidos por toda equipe, que nos auxiliou e nos acompanhou antes e depois do nascimento da nossa filha”, revela Emilly.
O pai da criança, Lucas Reis, também destaca a qualidade no atendimento recebido no Hospital. “Nós estávamos muito ansiosos pela chegada da nossa filha. Quando chegamos ao Hospital, fomos bem acolhidos. Toda equipe se demonstrou preocupada, atenciosa, sempre nos perguntando se estávamos precisando de algo”, declara Reis.
Como forma de orientar as mamães sobre os cuidados necessários nos primeiros meses de vida dos bebês, o Hospital Mário Covas realiza a orientação à beira leito. O acolhimento é promovido por meio da atuação de uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, ginecologistas, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos. Uma das orientações compartilhadas pelas equipes do Hospital consiste em educar as mamães sobre a importância da amamentação.
Espaço renovado
A Prefeitura de Hortolândia caminha para a etapa de finalização da construção de um novo espaço para a maternidade do Hospital Mário Covas. Já foram concluídas as etapas de alvenaria e instalações hidráulicas e de energia elétrica, assim como de outros aparatos hospitalares. Com um espaço mais amplo, arejado e confortável para as mamães, a maternidade passará a contar com cinco leitos, além de um leito exclusivo para isolamento. O espaço também contará com uma sala de enfermagem e um leito de patologia.
Para a coordenadora da Linha Materno-Infantil do Hospital e Maternidade Mário Covas, Daniela Carvalho, a inauguração dessas instalações permitirá ampliar o número de gestantes atendidas na cidade. “A expectativa é continuar oferecendo atendimento de qualidade às gestantes, para que elas possam ser bem acolhidas, desde a chegada ao pronto socorro ginecológico-obstétrico até o momento em que o bebê vai para o quarto, para a enfermaria. Nossa missão é que as mães saiam satisfeitas, com o sentimento de que vieram para cá ter a pessoa que mais amam na vida e que receberam um atendimento de qualidade”, opina Daniela.
Em 2023, o Hospital e Maternidade Mário Covas registrou o nascimento de 1.689 crianças em Hortolândia.