terça-feira, 23 abril 2024

Obras vão interromper abastecimento de água em SB domingo

 
O DAE (Departamento de Água de Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste informou ontem que o abastecimento de água em toda a cidade poderá ser afetado no próximo domingo, dia 2, por causa de obras para ampliação e modernização da captação, que vão forçar uma paralisação da Estação Elevatória Santa Alice, a “Represinha”.

Para instalação de novos equipamentos no local, técnicos do DAE vão paralisar a estação às 8h de domingo. Os serviços têm duração prevista de 12h. Por isso, o abastecimento na cidade só será normalizado de forma gradativa entre a madrugada e a manhã de segunda-feira.

O DAE solicita a compreensão da população e orienta os barbarenses a economizar água, usando de forma restrita e necessária, sobretudo durante o período da intervenção no domingo. O Departamento disponibilizou os telefones 0800-770-3459 ou 3459-5910 para informações.

A obra permitirá um aumento de quase 70% na vazão de água bruta para o sistema de tratamento da ETA IV (Estação de Tratamento de Água), localizada no Jardim Souza Queiroz, o que beneficiará a região da Zona Leste.

Toda a intervenção corresponde a uma interligação do antigo canal de sucção de água com o novo canal construído na obra, atendendo os dois novos conjuntos motobombas.

Por envolver uma abertura em parede de concreto armado e, posteriormente, vedação da estrutura de alvenaria, os trabalhos demandam tempo para a execução.

Com intuito de minimizar o máximo o impacto no abastecimento a interligação dos canais, antigo e novo, será realizada com equipamento especial que fará o corte entre as estruturas através de cabo diamantado. Esse método reduz ao máximo o tempo de parada das bombas.

A Represinha está em operação há mais de 40 anos. Esta é a maior obra realizada desde então, que vai aumentar sua capacidade de adução em 150%.

Só os dois conjuntos motobombas novos mais eficientes aduzem juntos 1300 litros por segundo. Atualmente, os cinco motores e bombas que atuam na estrutura antiga atingem a vazão média de 850 litros por segundo. Esse salto na eficácia da estação deixará o sistema preparado para atender a demanda com o crescimento populacional de Santa Bárbara d’Oeste.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também