sexta-feira, 19 abril 2024

Observatórios terão sessão especial para eclipse lunar

“Quem estiver acordado na madrugada de segunda-feira, deve olhar para o céu e contemplar a beleza do eclipse lunar”.

O incentivo é do astrônomo responsável pelo OMA (Observatório Municipal de Americana), Carlos Henrique de Andrade.

Isso porque, de domingo para segunda, por volta da meia-noite e meia, começará o eclipse total da Lua. Os Observatórios de Americana e Campinas estarão abertos para visitantes que querem acompanhar o fenômeno.

Os interessados, porém, devem se atentar à previsão do tempo. “Com chuva não dá para enxergar a Lua nem com o telescópio nem a olho nu”, afirma Andrade.

Hoje o OMA vai abrir às 23h. Para assistir ao eclipse da cúpula do Observatório, os visitantes precisam retirar uma senha, que será distribuída a partir do horário de abertura do local.

A visitação é gratuita e recomendada para crianças acima de 5 anos. “A visita é guiada. Então, formamos grupos de 20 pessoas para que todas consigam apreciar a Lua”, diz o astrônomo.

INGRESSOS
Em Campinas, a bilheteria do Observatório Municipal Jean Nicolini vai abrir no domingo, das 21h até meia-noite.

Os ingressos custam entre R$5 e R$10. “Quem estiver nas dependências do Observatório poderá acompanhar o fenômeno em todas as suas fases. A fase parcial terá início à 1h33’54”; o início da totalidade será às 2h42’17”; o meio da totalidade acontece às 3h12’16” e o final, às 4h50’39””, explica o astrônomo Júlio Lobo.

O Observatório disponibilizará dois telescópios para a observação. Os visitantes também vão participar de um experimento observacional para estimar a cor do eclipse. “Uma tabela será distribuída para esta medida a olho nu”, destaca o astrônomo.

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também