sábado, 23 novembro 2024

OMA terá observação de Marte e do eclipse da Lua

O OMA (Observatório Municipal de Americana) estará hoje para um duplo e raro evento: o eclipse total da Lua – com duração de 103 minutos, o mais longo do século XXI. Além disso, a Lua estará no apogeu (maior distância da Terra), enquanto a Terra estará no afélio (maior distância do Sol).
Segundo o astrônomo do OMA, Carlos Andrade, será um caso muito peculiar, mas ambos os fenômenos não se relacionam entre si.
Além disso, Sol, Terra e Marte estarão alinhados ao mesmo tempo, o que é chamado na astronomia de “oposição”. Nesta ocasião, o planeta Marte estará distante da Terra “apenas” 57.900.000 km e o planeta Júpiter também estará visível, assim como os planetas Vênus e Saturno.
Será uma grande noite e uma oportunidade única de poder ver no céu quatro planetas”, disse o astrônomo. Os visitantes que forem ao OMA, além de poder observar o céu através do moderno telescópio instalado no interior da cúpula, receberão todas as informações pertinentes aos planetas.
O início da programação especial está marcada paras às 18h e a entrada, pelo portão principal do Jardim Botânico, é gratuita. Crianças menores de 5 anos não podem entrar na cúpula do Observatório, no entanto, poderão observar o céu através do telescópio menor, colocado à disposição do público no deck superior de observação.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também