Quinta, 30 Junho 2022

Omar quer apoio da região por uma solução na represa

Omar quer apoio da região por uma solução na represa

O prefeito Omar Najar (MDB) anunciou ontem que vai buscar o envolvimento de 20 prefeituras da região para despoluir a Represa de Salto Grande, há anos
O prefeito Omar Najar (MDB) anunciou ontem que vai buscar o envolvimento de 20 prefeituras da região para despoluir a Represa de Salto Grande, há anos infestada por aguapés. As cidades em questão despejam esgoto no Rio Atibaia - uma das causas da poluição na represa em Americana.

Uma carta convite para o desenvolvimento de propostas para a recuperação e revitalização do reservatório (administrado pela CPFL Renováveis) será destinada a prefeitos, secretários de meio ambiente e vereadores das cidades de Itatiba, Atibaia, Valinhos, Vinhedo, Piracaia, Nazaré Paulista, Paulínia, Jarinu, Campinas, Joanópolis, Bom Jesus dos Perdões, Morungaba, Campo Limpo, Bragança Paulista, Jundiaí, Louveira, Jaguariúna, Cosmópolis e Nova Odessa.

A represa tem cerca de 275 hectares cobertos por aguapés, que se proliferam em água parada e com nutrientes provenientes do despejo de esgoto sem tratamento.

Autoridades do MP (Ministério Público), representantes da CPFL Renováveis, conselhos e organizações ligados à proteção do meio ambiente, Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, ANA (Agência Nacional de Águas), Ministério do Meio Ambiente também serão convidados.

"Estamos convidando todas as cidades que fazem despejo no Rio Atibaia, que vem poluindo a nossa represa, pra ver se a gente consegue fazer uma ação para despoluir nossa represa. Faz muitos anos que estamos lutando para isso e temos visto que não tem dado resultado", declarou Omar em entrevista coletiva ontem à Imprensa.

Um encontro regional para tratar do tema foi marcado para 1º de março. O evento será aberto a todos os interessados.

A reunião será às 14h, no CCL (Centro de Cultura e Lazer), na Avenida Brasil. O deputado estadual Chico Sardelli (PV) e o secretário de Meio Ambiente, Odair Dias, participaram da divulgação do convite ontem.

Para Dias, o encontro será essencial para a obtenção de dados sobre coleta, afastamento e tratamento de esgoto de todos os municípios a montante do rio.

"Ao longo do Atibaia temos uma população de aproximadamente 3 milhões de pessoas e Americana tem um número próximo de 250 mil habitantes. Olha a representatividade de Americana no que diz respeito à contribuição junto à represa", destacou o secretário.

Segundo ele, a Cetesb deve apresentar na próxima semana seu parecer sobre o pedido feito pela CPFL para executar o Plano de Manejo Experimental de Plantas Aquáticas na represa, que prevê o vertimento das macrófitas aquáticas por uma comporta de superfície.

Ainda em janeiro, Odair prevê que a CPFL apresente ao prefeito os dados da pesquisa sobre o crescimento das plantas, desenvolvida durante um ano.

 
 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/