Duas entidades de Sumaré – a Nisfram e o Instituto Saber de Desenvolvimento Social e Educacional – estão entre as 100 instituições sem fins lucrativos premiadas pelo programa “Pontos de Cultura”, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. As ONG’s (organizações não-governamentais) desenvolvem trabalhos com crianças e adolescentes na cidade e vão receber um prêmio de R$ 60 mil cada. A informação é da Prefeitura de Sumaré, que apoia as entidades.
A Nisfram foi contemplada com o projeto “Comunidade Cura’, enquanto que o Instituto Saber Social conquistou o prêmio pelo projeto “Cultura Viva é Saber” – ambos incentivam os jovens a desenvolverem seu talento artístico e sua potencialidade, além de promover a inclusão social por meio da cultura.
A Nisfram tem forte atuação nas áreas social, educacional, inclusão e acessibilidade e serviços técnicos. Há 18 anos oferece projetos socioeducativos visando promover uma melhor qualidade de vida às crianças e adolescentes menos favorecidos, especialmente da região do Parque das Nações, Ipiranga, São Francisco e Maracanã. A ONG contabiliza muitas conquistas desde 2001. Atualmente, oferece atendimento a mais de 120 crianças e adolescentes.
Já o Instituto Saber Social é uma entidade fundada em dezembro de 2006 por um grupo de amigos que percebeu a necessidade da criação de um trabalho social, voltado a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Promove a inclusão social, por meio de ações culturais, assistenciais e socioeducativas, no contraturno escolar.