O ônibus do Programa “SP por Todas” segue atendendo em Sumaré até este sábado (15). A unidade móvel da Secretaria de Políticas para a Mulher do Estado presta atendimento itinerante, gratuito e integrado a mulheres vulneráveis, com foco na proteção, acolhimento e fortalecimento dos direitos.
As pessoas atendidas têm acesso a serviços de saúde e orientação social, atendimento do Cadastro Único, além de uma “tenda da saúde” e distribuição de materiais informativos. Parte dos atendimentos é oferecida em parceria com a prefeitura da cidade.
Nesta sexta-feira (14), o ônibus permaneceu estacionado o dia todo na Praça das Bandeiras, na Avenida Rebouças, região central da cidade.

Serviço de sábado e “Outubro Rosa 2025”
Neste sábado (15), a unidade móvel vai atender das 10h às 17h dentro do Centro Esportivo, na Rua Sebastião Raposeiro Júnior, na Vila Yolanda Costa e Silva.
O ônibus do “SP por Todas” será uma das atrações na chegada da Caminhada do “Outubro Rosa 2025”, adiada para este sábado devido à chuva do último dia 31. A caminhada começa às 7h, na Praça das Bandeiras, e segue até o Centro Esportivo.

Detalhes do programa
O “São Paulo Por Todas” é um movimento promovido pelo Governo do Estado para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como da rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira disponíveis exclusivamente para elas.
O ônibus do programa fortalece a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, oferecendo acolhimento individualizado e sigiloso, orientação jurídica, apoio psicossocial e encaminhamentos para os serviços especializados, como os CREAS (Centros de Referência Especializado de Assistência Social) e as casas-abrigo.
O programa também realiza campanhas educativas sobre os direitos das mulheres, divulgação de canais de denúncias e ações de conscientização voltadas à comunidade, com foco em mulheres jovens, adolescentes e aquelas em situação de vulnerabilidade.
Quem está sendo atendida na unidade móvel aprova a iniciativa do Estado, sempre em parceria com as prefeituras locais. “Passei por aqui e voltei para ver o que era. E aproveitei para falar com a advogada. É uma iniciativa maravilhosa, fui muito bem atendida, pedi umas informações e fui muito bem atendida. Fiquei esclarecida, e gostei muito”, afirmou a aposentada Claudete Baldo, de 78 anos.





