Equipes da Guarda Municipal e da Romu (Rondas Ostensivas Municipais) realizaram uma operação para combater pontos de aglomerações e locais com festas irregulares, na noite deste sábado (18), em diversos locais de Sumaré. A ação ainda contou com equipes de fiscalização de posturas da prefeitura.
Os agentes saíram da base da Guarda Municipal por volta das 21h e seguiram para uma chácara no bairro Cruzeiro, onde encontraram som alto e um grande número de pessoas dentro de uma chácara onde havia a comemoração de um aniversário. Todos foram orientados a deixar o local e fechar a chácara e houve ainda a aplicação de uma notificação.
Na sequência, as equipes de fiscalização seguiram para uma rua no bairro Boa Esperança, onde ocorria um baile funk com grande número de pessoas. O local foi cercado pela GCM, que orientou a dispersão dos presentes.
Os guardas encontraram ainda duas caixas de som profissionais que, com a chegada dos agentes, foram retiradas às pressas pelos moradores de uma casa. Os proprietários foram multados em R$ 2.761.
Logo depois, o comboio da fiscalização seguiu para um bar no Jardim Nova Terra. Ao chegar no local, frequentadores deixaram o bar rapidamente, e o proprietário do estabelecimento também foi multado e teve o estabelecimento fechado.
Em seguida os agentes seguiram para uma residência no bairro São Francisco, onde algumas pessoas se aglomeravam em uma garagem, com som alto. O proprietário foi orientado a baixar o som e encerrar a festa.
Ao todo, cerca de 25 pessoas e sete viaturas entre guardas municipais e agentes da prefeitura participaram da operação, que durou cerca de 3 horas e meia.
As ações são realizadas diariamente e denúncias podem ser feitas pelo aplicativo 156 da prefeitura, telefone 153 ou pelo telefone (19) 3873-2656 da Guarda Municipal.
Reportagem e Fotos:RAFAEL REZENDE / TV TODODIA