
Ao menos quatro estabelecimentos comerciais que promoviam “fluxos” e “batidões” na noite de quinta-feira (20) foram fechados pela Polícia Municipal de Sumaré durante o segundo dia da Operação Sossego. A ação contou com a mobilização de cerca de 14 integrantes da corporação, distribuídos em várias viaturas. Ninguém foi preso.
Deflagrada na quarta-feira, a operação tem o objetivo de coibir pancadões, eventos irregulares e situações de perturbação do sossego. As fiscalizações continuam ao longo do feriado prolongado, até domingo (23). Segundo a Secretaria Municipal de Segurança, as equipes permanecem posicionadas em pontos considerados estratégicos da cidade.
Blitze e ações preventivas
Durante as blitze, os guardas municipais realizam abordagens, verificações de veículos e monitoramento preventivo de locais já conhecidos pelos agentes. As equipes também atuam a partir de denúncias feitas pelos canais oficiais da corporação.
Na segunda noite da operação, pontos de aglomeração foram vistoriados em áreas como a Avenida Emílio Bosco, Praça do Sol e Praça Ana Tomazin, na Região do Matão; Avenida Fuad Assef Maluf, no Picerno; além da Pista de Skate e de uma adega na Avenida da Amizade, em Nova Veneza. Locais do Jardim Dall’Orto, na Região do Maria Antonia, também foram fiscalizados.
Estabelecimentos fechados e autuações
A adega na Avenida da Amizade foi fechada pelos guardas por promover “som ao vivo e obstrução da rua e do passeio (calçada)”. A corporação conta com 35 profissionais habilitados como agentes de fiscalização de posturas, responsáveis por notificar e autuar estabelecimentos pelo uso de som sem autorização ou pelo descumprimento de horários previstos no alvará.
No Jardim Dall’Orto, um bar também foi fechado pela utilização de som alto sem permissão. Outros estabelecimentos receberam autuações por descumprirem normas ou provocarem aglomerações que afetavam o trânsito.

Comando reforça objetivo da operação
A comandante da corporação, Magali Alcântara, destacou a continuidade da ação durante o feriado prolongado. “A iniciativa tem como objetivo coibir pancadões, fluxos e perturbação do sossego público durante o feriado prolongado. A operação segue até domingo, reforçando a segurança e garantindo tranquilidade aos moradores de Sumaré”, afirmou.





