A Câmara de Americana realiza na segunda-feira (21) uma audiência pública para debater o projeto de lei sobre o orçamento municipal para 2025. No total, a Prefeitura propôs orçamento de 1,47 bilhão para o próximo ano.
A audiência tem início às 9h no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, é aberta ao público e terá transmissão ao vivo pela TV Câmara, por meio do canal 8 da Claro (TV TODODIA), site oficial e redes sociais (Facebook e Youtube).
Esta será a primeira Lei Orçamentária Anual que contará com o orçamento impositivo municipal. Aprovado pelos vereadores no ano passado, o dispositivo determina que 0,3% da receita corrente líquida do orçamento do município seja aplicada em ações sugeridas pelos vereadores através de emendas individuais ao orçamento. Metade deste montante – ou 0,15% do orçamento – deverá obrigatoriamente ser destinada a ações e serviços públicos de saúde. O objetivo é democratizar a destinação dos recursos, possibilitando a execução de ações que foram pedidas diretamente pela população.
De acordo com o projeto apresentado pelo governo Chico Sardelli (PL), a Saúde é a pasta que terá maior direcionamento de verbas, ao todo R$ 348,6 milhões. A administração prevê para o ano que vem a construção de duas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), nos jardins Jacyra e Balsa.