A Vigilância Sanitária e a Fiscalização de Alimentos emitiram um alerta para estabelecimentos comerciais sobre um golpe realizado via WhatsApp. Mensagens falsas informam que o local será fiscalizado e mencionam supostas multas em atraso por irregularidades.
Tentativas de fraude por e-mail
O golpe utiliza o logotipo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para enganar os destinatários. A tentativa de fraude foi comunicada à Fiscalização de Alimentos por um restaurante da cidade na última quinta-feira (27), e o caso será encaminhado ao órgão federal.

Além das mensagens pelo WhatsApp, uma distribuidora de produtos para a área da saúde relatou ter recebido um e-mail com um boleto falso, referente a uma suposta pendência de alvará sanitário. As autoridades orientam que os estabelecimentos fiquem atentos a algumas características para identificar fraudes:
- – As fiscalizações oficiais são realizadas por agentes identificados e com veículos do poder público.
- – Técnicos da Vigilância Sanitária atuam em equipe e não podem solicitar pagamentos diretamente.
- – Taxas e multas são pagas exclusivamente por meio de guias emitidas no sistema da prefeitura e recolhidas ao Fundo Municipal de Saúde.
Denúncias e esclarecimentos
- Quem tiver dúvidas sobre a atuação de profissionais da Vigilância Sanitária deve entrar em contato pelo telefone (19) 2515-7134.