O “Outubro Rosa” 2025 vem aí, e Hortolândia foi incluída no cronograma das carretas de mamografias, um programa do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, que oferece exames gratuitos através do SUS (Sistema Único de Saúde).
Começa nesta terça
O consultório móvel vai atender a partir desta terça-feira (30) até o dia 11 de outubro. A carreta vai ficar estacionada em frente à Unidade Cultural Arlindo Zadi, na Rua Graciliano Ramos, nº 280, no Jardim Amanda I.
Funcionamento
O atendimento será feito sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (com disponibilização de até 50 senhas por dia), e aos sábados, das 8h às 12h (com distribuição de 25 senhas por dia).
A ação faz parte do “Outubro Rosa”, o mês de conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama. Além de Hortolândia, vão receber os consultórios móveis neste período as cidades de Bragança Paulista, Angatuba, São Pedro, Pedro de Toledo, São Paulo, Salto, Várzea Paulista e Iporanga.

Como garantir um horário?
O Programa Mulheres de Peito quer ampliar o diagnóstico e o tratamento precoce da doença com o exame gratuito para as mulheres com idades entre 50 e 69 anos apenas com a apresentação do RG e cartão SUS.
Pacientes entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos devem apresentar também o pedido médico – o “encaminhamento para exame”. A distribuição de senhas é feita por demanda espontânea e por ordem de chegada.
O itinerário das carretas pode ser acessado por meio do site e aplicativo do Poupatempo, disponível para Android e iOS.

Mamografias agendadas pelo 0800
As mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos também podem marcar seus exames de mamografia sem necessidade de pedido médico e de forma gratuita pelo SUS.
Para realizar o agendamento do exame, basta ligar para o número 0800 779-0000. A mamografia é marcada via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo.
Em caso de alteração no exame, as pacientes são imediatamente encaminhadas a um serviço de referência do SUS, para a realização de exames complementares ou de tratamento.
As Carretas de Mamografia registraram um aumento de 40% nos exames de prevenção e diagnóstico do câncer de mama no Estado de São Paulo, em 2024. Foram realizados 34.605 exames, frente a 24.690 em 2023.