
A tradicional Paixão de Cristo de Piracicaba segue em cartaz nesta Sexta-feira Santa (18) com duas apresentações, uma extra às 17h e outra às 20h, no Engenho Central. Nos dias seguintes, sábado (19) e domingo de Páscoa (20), o espetáculo será encenado apenas às 20h em cada um desses dias.
A encenação, considerada uma das maiores montagens teatrais a céu aberto do Brasil, promete emocionar mais uma vez o público com sua fé, arte e tradição. O acesso ao evento é feito exclusivamente pela Ponte Pênsil e pela entrada do Mirante, e a arquibancada do espetáculo pode receber até 2.300 pessoas por sessão.
O estacionamento está disponível nas avenidas Beira-Rio (entrada Ponte Pênsil) e Maurice Allain (Mirante), com preços de R$20 para carros e R$10 para motos. O acesso pela Ponte Estaiada e Ponte do Morato é restrito ao elenco.
Em sua 35ª edição, a Paixão de Cristo de Piracicaba traz uma novidade histórica, pela primeira vez, o episódio dos discípulos de Emaús será incluído na encenação. Esta cena inédita marca um novo capítulo na história do espetáculo, que é uma das principais atrações culturais da região.
A montagem também se destaca pelo seu compromisso com a acessibilidade, oferecendo tradução em libras, audiodescrição e áreas reservadas para pessoas com mobilidade reduzida. O Parque do Engenho Central, onde o espetáculo acontece, é totalmente acessível, com rampas e banheiros adaptados para cadeirantes.
Com 203 pessoas em cena e mais de 160 profissionais envolvidos, entre atores, atrizes, figurantes e técnicos, o espetáculo é uma verdadeira realização coletiva. A direção é assinada pela dupla Raul Rozados e Carla Sapuppo, que estão à frente da produção pelo segundo ano consecutivo. O personagem principal, Jesus Cristo, continua sendo interpretado por Charles Mariano, que repete sua participação nesta edição de 2025.

A encenação também traz mudanças no cenário. A arquibancada foi redesenhada, agora com uma curvatura nas extremidades, criando um formato semicircular que aproxima ainda mais o público do palco. Além disso, os palcos do Sinédrio e do Palácio de Herodes, importantes pontos da trama, tiveram suas posições invertidas, proporcionando novas perspectivas para a plateia.
Os ingressos para as apresentações estão disponíveis online no site www.santocartao.com.br/paixao-de-cristo ou podem ser adquiridos nas bilheteiras do Engenho Central a partir das 18h nos dias das apresentações.
A realização do evento é da Associação Cultural e Teatral Guarantã, com o apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba, Ministério da Cultura e patrocínios da Caterpillar Brasil e Drogal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Para mais informações, acesse www.guaranta.org.br ou entre em contato pelo telefone (19) 3413-7888.