
Pelo trigésimo quinto ano, a Associação Cultural e Teatral Guarantã realizará o espetáculo “Paixão de Cristo de Piracicaba”, encenação com cerca de duas horas de duração que narra os últimos dias de Jesus Cristo na Terra. Neste ano, as apresentações acontecerão de 16 a 20 de abril, durante a Semana Santa, no Engenho Central.
O elenco principal está formado desde o fim do ano passado. Os ensaios entre os atores começaram em janeiro e seguem com a programação. No último domingo (9), começaram os ensaios no Engenho Central e, com isso, foram abertas as inscrições para as vagas de interessados em fazer figuração para compor o elenco do espetáculo.
As vagas são limitadas e ainda poderão ser realizadas nos dois próximos domingos, dias 16 e 23, das 9h às 12h. Para os menores, é necessária a presença de um responsável e a apresentação da seguinte documentação: RG, CPF e Certidão de Nascimento. Para os demais: RG/CPF, NIT/PIS e endereço completo.
Os figurantes que participam da encenação compõem o povo em cenas marcantes da obra. “O ‘povo’ é essencial nas cenas do julgamento, do batismo de Jesus, da crucificação. O povo tem muitas e muitas cenas, sem o povo não tem Paixão”, disse o diretor do espetáculo, Raul Rozados, em entrevista à TV TODODIA.
O elenco da Paixão de Cristo em Piracicaba envolve cerca de 300 pessoas. Além de Raul Rozados, Carla Sapuppo também está na direção.
Assim como em anos anteriores, o texto do espetáculo já foi gravado em um estúdio pelos atores. Segundo Rozados, a alternativa é utilizada pela inviabilidade de colocar as cerca de 90 pessoas para falar ao vivo em um espaço aberto. “Ensaiamos muito. Quando a pessoa chega no estúdio, ela está com a cena muito pronta na cabeça. Então a gente consegue gravar bem”, explicou.
Consolidado em Piracicaba, o espetáculo da Paixão de Cristo se renova a cada ano e busca sempre trazer novidades. Para este ano, o cenário contará com novas posições e estrutura diferenciada. O próprio roteiro terá uma novidade, a passagem bíblica dos Discípulos de Emaús, nunca contada antes, será incorporada no espetáculo.
VENDA DE INGRESSOS
Os ingressos já estão à venda e há um lote promocional para os 1.000 primeiros ingressos, que terão preços de meia-entrada para arquibancada. Com exceção das cadeiras, a promoção é válida para as apresentações dos dias 16 e 17 de abril e segue até o dia 20 de março, ou até o encerramento do lote. Cerca de 3.000 ingressos são disponibilizados por sessão.
Os interessados podem adquirir os ingressos pelo site www.santocartao.com.br/paixao-de-cristo.
ESPETÁCULO CHEGA A 35 ANOS
Em 1990, o espetáculo da Paixão de Cristo foi encenado pela primeira vez em Piracicaba, no gramado da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Já no ano seguinte, a peça foi encenada na Rua do Porto e, desde 1992, o Engenho Central passou a ser palco da Paixão de Cristo, permanecendo até os dias atuais.
A boa recepção do espetáculo pelo público fez com que a peça continuasse a ser encenada na semana que antecede a Páscoa e, por 35 anos, vem se aprimorando e se profissionalizando de maneira contínua.
Ainda em 2004, a Paixão de Cristo de Piracicaba passou a figurar no RankBrasil, que registra recordes brasileiros nas mais diversas categorias, quando foi incluída por possuir o maior elenco de teatro a céu aberto, após a 15ª edição da montagem, registrando 1.200 pessoas, entre atores e figurantes, todos voluntários e a maioria da comunidade, como integrantes do grupo.