A manhã desta terça-feira (10), foi muito especial no Complexo Poliesportivo Nelson Cancian, localizado no Jardim Nova Hortolândia. Em mais uma atividade promovida pela Prefeitura em comemoração ao “Outubro Rosa”, mês com diversas atividades de prevenção ao câncer de mama, aproximadamente 200 mulheres, de diversas faixas etárias e diferentes regiões da cidade, puderam participar de uma palestra sobre o tema com a enfermeira Joana Matos, além de uma mega aula de zumba com a professora Talita Castro, que fez todas as participantes dançarem muito.
“Reforçaremos nosso trabalho sempre com o objetivo de melhorar e transmitir para as mulheres a necessidade de estar atentas e se cuidarem, preservando suas vidas, não só em um mês como este, onde há um fortalecimento da campanha de prevenção ao câncer de mama, mas, todos os dias. Hortolândia, hoje, possui estrutura para estar ao lado de nossas mulheres e continuaremos intensificando as ações para cuidar de todas”, comentou o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.
Organizada com a finalidade de conscientizar mulheres sobre a temática do câncer de mama, a campanha compreende, ao logo do mês, não só a atividade realizada nesta terça-feira no espaço esportivo, mas, também, uma série de ações nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) espalhadas pelo município. Com a mensagem “Juntas plantando esperança – cada passo, um recomeço”, a proposta é sensibilizar o maior número de mulheres possível em todas as regiões da cidade.
“Gosto muito de aliar o esporte e a saúde e encontramos esta oportunidade de estar ao lado de nossas mulheres neste momento tão importante. O esporte abre portas, contribui para a melhoria da saúde além de ser ferramenta para a inclusão social e novas amizades. Agradecemos a todas que participaram do evento e pedimos que continuem acompanhando as agendas até o final do mês para aproveitarem ainda mais os serviços da Administração Municipal”, comentou o secretário de Esporte e Lazer, Gleguer Zorzin.
Entre as ações programadas, encontram-se palestras, rodas de conversas e dinâmicas de grupos sobre métodos de prevenção ao câncer de mama e sobre métodos contraceptivos. A campanha também promoverá exames de Papanicolau e agendamento de avaliações clínicas das mamas. Além de conscientizar o público feminino sobre a importância do autoexame, as palestras buscam despertar nas participantes a ideia de que se cuidar é um ato de amor próprio e apresentar orientações para elevação da autoestima.
“Faço hidroginástica e aula de zumba aqui no Poliesportivo. Venho sempre com amigas e acho uma ação como essa extremamente importante, para mulheres de todas as idades. Gostei muito da iniciativa”, comentou a aposentada Maria Dias, de 65 anos, moradora da Vila Real, ao lado da amiga Maria de Fátima Santos Pereira, também aposentada, moradora do mesmo bairro.