Antes de sair de casa, os 713.165 eleitores aptos a votar nas eleições municipais deste domingo (15) na região devem conferir as seções onde vão escolher seus candidatos a prefeito e vereador. Com disponibilidade de menos urnas eletrônicas neste ano, por causa da dificuldade de aquisição pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), seções foram “dissolvidas” e agrupadas em outras seções nas mesmas escolas. Essas mudanças vão valer apenas para este pleito.
Os cartórios eleitorais estão orientando para que os votantes baixem o aplicativo e-Título ou consultem o site do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) para conferir as mudanças. De qualquer forma, no dia da eleição, os voluntários vão orientar os eleitores.
Segundo o Cartório da Zona Eleitoral 158, no Centro, em Americana, neste ano alguns locais de votação tiveram diminuição das seções, por determinações dos tribunais superiores. Na área de abrangência deste cartório, houve redução de 35 seções.
Os eleitores que votavam nas seções afetadas na região central de Americana foram distribuídas para outras seções dentro da mesma escola. “Nas escolas que sofreram redução de seções terão pessoas para orientar o eleitor em caso de dúvida sobre a sala à qual deve se dirigir para votar!”, informou o Cartório Central de Americana.
Em Nova Odessa, deixarão de existir as seções 66 e 79 na Dante Gazetta; 95 e 104, na Dr. João Thienne; 87 e 93 na Professor Dorti Zambelo Callil; 92 da Paulo Azenha; 97 e 109 na Professora Alvina Maria Adanson; 99 da Alexandre Bassora; 121 da Professora Silvania Aparecida Santos; 112 e 119 da Dr, Joaquim Rodrigues Azenha; 132 da Profa Salime Abdo; 133 da Osvaldo Luís da Silva; e 137 da Prefeito Simão Welsh (esta foi agregada na seção 107).
O chefe do cartório de Nova Odessa, Rodrigo Fernandes Gonçalves, informou que antes de entrar na fila, o eleitor deve usar o aplicativo e-Título que mostrará a escola e a seção onde vai votar nesta eleição. Também há servidores nas escolas para apoiar os mesários e os eleitores.
“É importante dizer que a TTE (transferência temporária de eleitores) é apenas temporária e vale apenas para esta eleição. Os eleitores afetados, nas eleições de 2022, voltarão às suas seções de origem”, esclareceu Gonçalves.
O cartório de Santa Bárbara informou que as mudanças eleitorais acontecerem devido à quantidade de urnas menor, por isso houve essas alterações provisórias.
Outra alteração nas seções está relacionada ao fechamento da instituição do Anglo. Os eleitores que ainda não realizaram a transferência foram direcionados para a Universidade Metodista de Piracicaba, Campus Santa Bárbara d’Oeste. Foram feitas mudanças nas seções 11 e 12.
Em Sumaré, tanto no cartório da Zona 230 do Centro quanto da Zona 362 de Nova Veneza também haverá mudanças. Na região de Nova Veneza, as alterações afetaram 59 seções.
“Algumas seções estarão sem urnas, por conta de um problema licitatório no TSE e até para evitar qualquer problema, nós posicionamos colaboradores nessas seções para orientar em que seção deverá registrar o voto. Então, não haverá prejuízo quanto ao exercício do voto”, informou o cartório da Zona 230, em Sumaré.
O chefe do cartório central de Americana, Márcio Uchida, informou, no programa Vox News, que após o registro de voto, o eleitor deve deixar o recinto e evitar aglomerações e cumprimentar pessoas que não vê há muito tempo. Policiais estão orientados a dispersar essas aglomerações, para evitar contaminação do novo coronavírus, informou Uchida.
Saiba como você pode justificar ausência
Há dois caminhos para o eleitor justificar ausência, se não estiver no seu domicílio eleitoral amanhã. Pode justificar a ausência através do aplicativo do e-Título amanhã, durante o período de votação, das 7h às 17h, ou pegar fila nas seções eleitorais.
O aplicativo e-Título pode ser baixado nas plataformas Android e iOS. Além da via digital do título de eleitor e da apresentação de justificativa eleitoral, o aplicativo permite a emissão de certidão de quitação eleitoral e de certidão de crimes eleitorais, entre outros serviços.
O chefe do cartório de Nova Odessa, Rodrigo Fernandes Gonçalves, esclarece que neste ano não haverá preenchimento ou mesmo uso de formulário de justificativa. A orientação dos chefes dos cartórios é que as pessoas usem o aplicativo para evitar aglomerações nos locais de votação.
“Os apoios logísticos das escolas farão uma triagem nos eleitores de outros municípios que no dia da eleição estiverem em Nova Odessa e que desejam votar. Essas pessoas deverão usar o e-Título para justificar seu voto e portanto nem precisarão ir até a escola”, explicou Gonçalves.
Pessoas sem acesso a internet ou que não saibam usar o aplicativo deverão ir até a seção eleitoral mais vazia e os mesários vão digitar o título dos mesmos na urna para fazer a justificativa.
“Antes disso, o mesário vai informar o eleitor que, por medida sanitária, só haverá comprovante de justificativa (virtual) se ele usar o e-Título. A urna não emitirá comprovante”, ressaltou Gonçalves.
Na impossibilidade de comparecer às urnas, o eleitor pode ainda, em até 60 (sessenta) dias após cada turno da votação, apresentar a justificativa pelo e-Título, pelo Sistema Justifi ca na internet ou entregar o Requerimento de Justifi cativa Eleitoral (pós- eleição) em qualquer zona eleitoral ou enviá-lo pela via postal ao juiz da zona eleitoral na qual for inscrito, acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito. | CC –
TOME NOTA
– Use o e-Título para confirmar seção e local de votação.
– Das 7h às 10h, a votação será preferencial aos maiores de 60 anos.
– Os mesários não vão pegar seus documentos. O eleitor deve mostrar o documento para ele.
– Passe álcool em gel 70% nas mãos antes e depois de votar.
– Leve amanhã para votar: caneta, máscara (uso obrigatório), documento de identidade com foto, título de eleitor e cola com os números dos candidatos a prefeito e vereador.