sábado, 20 abril 2024

Pandemia de Covid força ‘reinvenção’ de festas juninas

Basílica de Americana e escolas criam formas alternativas de celebrar as datas do período
 

Em Americana, a Basílica de Santo Antônio realiza este ano sua quermesse através do sistema de drive-thru ( Foto: Arquivo/ Todo Dia)

A pandemia de Covid-19 tem feito com que as celebrações das tradicionais Festas Juninas tenham de ser reinventadas por igrejas e escolas.

Em Americana, a Basílica de Santo Antônio realiza este ano sua quermesse através do sistema de drive-thru.

De acordo com Cecilia Regina Rossato, do departamento financeiro da basílica, dessa forma a pessoa faz o pedido, efetua o pagamento e depois recebe os produtos sem sair do veículo e sem contato com as demais pessoas.

“Esse sistema está sendo utilizado tanto para os itens da quermesse, como aconteceu no último final de semana, e também vai ocorrer neste sábado (12) e domingo (13) das 17 h às 20h30”, afirmou.

O drive-thru também será utilizado para a partilha do tradicional Bolo de Santo Antônio, cujos pedaços serão entregues aos fiéis neste domingo, das 9h às 12h.

A instituições de ensino também precisam criar formas alternativas para celebrar a data com seus alunos.

Segundo Mariza Pavan Stucchi, coordenadora e diretora pedagógica do Colégio Objetivo, em Americana, a pandemia tem sido um desafio.

“Tem sido um momento muito difícil, diferente do qual estávamos acostumados. A data nos remete as lembranças de danças, barracas típicas, escola enfeitada”, lamentou. “Entretanto, com a pandemia esse contato foi prejudicado, porém enquanto escola, estamos reinventando esse momento para que nossos alunos não deixem de vivenciar essas experiências significativas”, disse.

Na escola, a educação infantil e o ensino fundamental I têm estudado o tema com cantigas, músicas tradicionais, culinária e também o contexto histórico.

“Nós organizamos brincadeiras típicas como: pesca, bola na lata, boca do palhaço seguindo os protocolos sanitários, higienizando os materiais. Até a tradicional quadrilha precisou ser reinventada com passos individuais, cumprindo o distanciamento e a máscara sendo um acessório a mais na caracterização dos trajes”, afirmou.

Para os estudantes do fundamental II e do ensino médio também foram desenvolvidas atividades como jogos e danças típicas juninas no formato híbrido, presencial, com os devidos protocolos de segurança, e online.

“As atividades ocorrerão durante o horário das aulas normalmente, em dias diferentes para que os grupos de revezamento dos estudantes sejam contemplados. O tema é abordado de maneira interdisciplinar pela equipe de educadores. Para os alunos que estão online também elaboramos brincadeiras cujo os responsáveis são convidados a buscarem os materiais para o desenvolvimento da atividade em casa”, concluiu. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também