sexta-feira, 9 maio 2025
NOVO PONTÍFICE

Papa Leão XIV já esteve em Campinas em 2008

Ele visitou a Paróquia Santo Antônio, na Ponte Preta, durante missão agostiniana
Por
Guilherme Pierangeli
Papa esteve em Campinas em 2008 |Foto: Divulgação

A eleição do cardeal norte-americano Robert Prevost como novo papa da Igreja Católica reacendeu uma lembrança da comunidade católica de Campinas. Em 2008, Prevost, hoje Leão XIV, esteve na cidade em missão religiosa, quando ainda exercia o cargo de prior geral da Província Agostiniana “Mãe do Bom Conselho”, de Chicago.

Missa celebrada na Ponte Preta

Durante sua passagem, ele presidiu uma missa na Paróquia Santo Antônio, localizada na Ponte Preta, ao lado do então arcebispo metropolitano de Campinas, Dom Bruno Gamberini, falecido em 2011. O ato marcou um capítulo importante da presença dos agostinianos na cidade.

Eleição anunciada no Vaticano

O nome de Leão XIV foi confirmado nesta quinta-feira (8), após dois dias de conclave no Vaticano. A fumaça branca apareceu por volta das 14h (horário de Brasília), sinalizando o consenso entre os 133 cardeais reunidos na Capela Sistina. Logo depois, veio o anúncio: “Habemus Papam”.

Primeiro papa dos Estados Unidos

Com 69 anos, Leão XIV é o primeiro pontífice norte-americano da história. Religioso da Ordem de Santo Agostinho, atuou como bispo de Chiclayo, no Peru, por mais de dez anos e, até a eleição, ocupava o posto de prefeito do Dicastério para os Bispos, no Vaticano.

Expectativa por continuidade de reformas

A indicação de Prevost deve manter a linha de reformas impulsionadas por seu antecessor, Francisco, com foco em uma Igreja mais sinodal e atenta às questões sociais e ambientais. A memória de sua visita a Campinas segue viva entre fiéis que acompanharam a cerimônia há 17 anos.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também